Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

'Esqueceram de Mim 2' faz 30 anos: Confira 8 curiosidades do clássico de Natal

Lançado em 18 de dezembro de 1992, o segundo filme da franquia Esqueceram de Mim acompanha as aventuras de Kevin McCallister em plena Nova York

Redação Publicado em 16/12/2022, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Macaulay Culkin em Esqueceram de Mim 2 (Foto: Divulgação)
Macaulay Culkin em Esqueceram de Mim 2 (Foto: Divulgação)

Existem algumas produções que, independentemente do ano em que foram lançadas, tornam-se clássicos atemporais. A franquia Esqueceram de Mim, por exemplo, é uma das mais famosas da época do natal e, curiosamente, o segundo filme da saga completa 30 anos neste domingo, 18 de dezembro.

Lançado em 1992, Esqueceram De Mim 2 - Perdido Em Nova York deu continuidade ao sucesso que, dois anos antes, fez o mundo todo se divertir com os planos criativos de Kevin McCallister (Macaulay Culkin). No segundo filme da franquia, contudo, acompanhamos a engenhosidade do menino enquanto ele tenta fugir dos Bandidos Molhados em uma das cidades mais movimentadas do mundo.

+++LEIA MAIS: Disney+: 8 filmes de Natal imperdíveis para assistir com toda família: Esqueceram de Mim, Os Fantasmas de Scrooge e mais [LISTA]

Em homenagem às três décadas do longa que acumulou mais de US $359 milhões nos cinemas (mais de R$ 1,9 bilhão na cotação atual), então, separamos oito curiosidades sobre a produção. Dos bastidores, até ações promocionais feitas décadas mais tarde, confira alguns fatos sobre Esqueceram de Mim 2:

Família Culkin?

Quando falamos da franquia Esqueceram de Mim, um dos primeiros nomes que vêm à cabeça é o de Macauley Culkin, o protagonista dos dois primeiros filmes. O segundo longa, contudo, conta com mais um Culkin além do personagem principal. Trata-se de Kieran Culkin, o irmão de Macauley, que interpreta o pequeno Fuller, um primo de Kevin que vemos em uma das primeiras cenas da produção.

+++LEIA MAIS: Ator de Esqueceram de Mim é acusado de estupro


Empresário estadunidense

Muitos anos antes de tornar-se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump fez uma pequena aparição em Esqueceram de Mim 2. Na trama, o então empresário indica a Kevin a direção do lobby no Plaza Hotel, onde o garoto se hospeda durante sua turbulenta estadia em Nova York.

Quase 30 anos depois, em 2021, usuários do Twitter começaram a criticar a presença do político na trama, movimentando até mesmo uma petição para que Trump fosse retirado do longa. Nas redes sociais, internautas chegaram a editar a cena, removendo o ex-presidente do vídeo. Curiosamente, todas as manifestações dos internautas foram apoiadas pelo próprio Macaulay Culkin. Confira:


Sem limites

Uma das mais clássicas cenas de Esqueceram de Mim 2 é a deliciosa sequência de pedidos que Kevin faz ao serviço de quarto do Plaza. Acontece que, no total, o menino gastou 967 dólares ao pedir por bolos e mousses de chocolate, sorvete de morango com M&Ms, gotas de chocolate, calda, chantilly, marshmallow e babanas, além de pudins, tortas de morango e 36 trufas de chocolate com morango.


Machucados reais

Intérprete de Harry Lyme, um dos Bandidos Molhados que tenta invadir a casa de Kevin no primeiro filme, Joe Pesci também faz parte do segundo longa, perseguindo o menino por toda Nova York. Muito além seus planos mirabolantes nas duas produções, Joe também é conhecido por tornar-se alvo de algumas das armadilhas mais violentas criadas por Kevin em ambos os filmes.

Foi em Esqueceram de Mim 2, entretanto, que o ator sofreu com machucados bem sérios, principalmente na cena em que sua touca é queimada por uma das armadilhas. “Os filmes Esqueceram de Mim eram um tipo de comédia mais física, portanto, um pouco mais exigente”, revelou ele, em entrevista à People. “Além dos esperados inchaços, hematomas e dores gerais que você associaria a esse tipo de humor, sofri queimaduras graves no topo da cabeça.”

+++LEIA MAIS: Esqueceram de Mim: Aisling Bea, mãe de Max no revival, ficou ‘insultada’ com papel


Uma mãe (des)preocupada

Responsável por viver a mãe de Kevin, Catherine O’Hara ficou bastante incomodada com as atitudes de sua personagem em Esqueceram de Mim 2. Acontece que, para a atriz, a mãe do menino não parecia estar muito preocupada com o desaparecimento do filho no segundo longa — dessa forma, cenas extras acabaram sendo incluídas no filme, a fim de transparecer mais preocupação.


Esquecido mais uma vez?

Segundo divulgado pelo NME em 2017, Esqueceram de Mim 2 quase teve outro nome. Isso porque, na época da pós-produção do longa, o diretor Christopher Columbus teve medo que as pessoas pensassem que a trama ambientada em Nova York era apenas um remake do primeiro filme. Dessa forma, antes de receber o título oficial, o filme quase chamou-se “Esquecido Novamente”.

+++LEIA MAIS: Revival de Esqueceram de Mim responde pergunta emblemática: Como está Kevin McCallister?


A casa dos sonhos

Uma das locações mais marcantes dos dois primeiros filmes da franquia Esqueceram de Mim é a casa dos McCallister, onde toda a família se reúne em cenas bem caóticas. E, em dezembro de 2021, alguns fãs dos longas puderam conhecer a mansão, depois que a casa foi colocada para aluguel no Airbnb.

Vendida por 1 milhão e meio de dólares em meados de 2012, a casa de três andares em Chicago, nos Estados Unidos, ficou disponível para aluguel no dia 7 de dezembro de 2021. Muito além de dormir na mansão, os hospedes ainda podiam “jantar à luz de velas um macarrão com queijo” e, no final, recebiam um conjunto LEGO especial de Esqueceram de Mim como brinde. Confira a casa clicando aqui.


Home Sweet Home Alone

Depois de Esqueceram de Mim 2, a franquia de natal ganhou mais três filmes, em 1997, 2002 e 2012. Anos mais tarde, em uma parceria entre a 20th Century Fox e a Disney, o universo da saga foi revisitado no longa Home Sweet Home Alone, lançado em 2021. Sexta produção da franquia, o longa prometia trazer os acontecimentos do primeiro filme para os dias atuais, mas não fez o sucesso esperado.

+++LEIA MAIS: Revival de Esqueceram de Mim estreia com críticas negativas e comparações com original: 'Desleixado e estranhamente sem graça'