Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Cinema / Era uma Vez em... Hollywood

Filha de Bruce Lee comenta polêmico retrato do pai por Quentin Tarantino: 'Muita gente via meu pai como arrogante'

Shannon Lee criticou diversas vezes a maneira como o pai apareceu em Era uma Vez em... Hollywood (2019)

Quentin Tarantino (Foto: Vianney Le Caer / Invision AP) e cena de Era uma Vez em... Hollywood representando Bruce Lee (Foto: Divulgação)
Quentin Tarantino (Foto: Vianney Le Caer / Invision AP) e cena de Era uma Vez em... Hollywood representando Bruce Lee (Foto: Divulgação)

Desde antes do lançamento de Era uma Vez em... Hollywood (2019), que chegou aos cinemas brasileiros em 15 de agosto de 2019, Shannon Lee, filha de Bruce Lee, realizava críticas ao modo como Quentin Tarantino retratou o pai dela no filme. Pouco mais de quatro anos após o lançamento do filme, ela falou novamente sobre o assunto.

Vale lembrar como o longa de 2019, o lendário artista marcial e ator é retratado como arrogante e agressivo com o dublê Cliff Booth, interpretado por Brad Pitt, e passa a humilhá-lo em uma briga. Segundo Tarantino, esse comportamento de Lee era conhecido nos bastidores de Hollywood.

+++LEIA MAIS: Como foi a real luta entre Bruce Lee e um dublê - e foi bem diferente da mostrada em Era uma Vez Em Hollywood, com Brad Pitt

Durante entrevista ao The Telegraph, Shannon afirmou como a representação do pai pelo cineasta vem do fato do diretor acreditar em histórias "negativas" sobre ele. "Nunca conheci [Quentin Tarantino]. Não sei quais são os problemas dele com meu pai. Claramente, ele acha meu pai legal, porque ele pegou muitas coisas emprestadas dele," afirmou.

Mas, ao mesmo tempo, acho que ele ouviu muitas histórias de pessoas que encontraram meu pai e tiveram uma reação negativa.

"Devo dizer que, pela minha experiência, as histórias são principalmente de homens brancos," continuou Shannon. "Acho que Quentin pode ter ouvido muitas dessas histórias e acredita nelas. Acho que muita gente via meu pai como arrogante, sabe?"

+++LEIA MAIS: Como a vida de Quentin Tarantino demonstra amor pelo cinema? De empregado em locadora ao Oscar


Quentin Tarantino rebate críticas sobre cena de Bruce Lee em Era Uma Vez em… Hollywood: 'Chupem um p**'

Quentin Tarantino falou sobre os momentos controversos da carreira em uma nova entrevista ao Joe Rogan Experience, via The Hollywood Reporter, episódio lançado em junho de 2021. Uma das pautas discutidas pelo icônico cineasta foi a cena de Bruce Lee em Era Uma Vez em... Hollywood

A luta de Bruce Lee foi criticada por retratar a lenda das artes marciais como um fanfarrão derrotado por Cliff Booth (Brad Pitt): "Posso entender que a filha dele tenha um problema com isso, é a p**** do pai dela, eu entendo. Mas qualquer outra pessoa [pode] chupar um p**. Se você olhar para ele, é óbvio que Cliff o enganou, é assim que ele foi capaz de [vencê-lo], é explicado um pouco mais no livro."

+++LEIA MAIS: 4 curiosidades sobre Bastardos Inglórios, clássico de Quentin Tarantino [LISTA]

O diretor continuou: "Dublês odiavam Bruce em The Green Hornet, está no livro de Matthew Polly. Bruce não tinha nada além de desrespeito pelos dublês norte-americanos [...] isso chegou ao ponto em que eles se recusaram a trabalhar com ele." 

"Quis fazer com que parecesse real. [...] Se Cliff lutasse com Bruce Lee em uma competição de artes marciais no Madison Square Garden, Cliff não teria chance. Mas como um assassino [...], ele o mataria", concluiu. 

Vale lembrar que o livro escrito por Quentin Tarantino tem lançamento previsto para 2021 pela Editora Intrínseca, e expandirá o universo de Era uma Vez em... Hollywood (2019), o qual venceu duas estatuetas do Oscarem 2020 e foi um sucesso de público e crítica.

Era Uma Vez em... Hollywood

Mistura de drama e comédia, Era Uma Vez em... Hollywood foi dirigido por Quentin Tarantino para acompanhar Hollywood no final da década de 1960, quando começa a se transformar. A história acompanha o astro de TV Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) e seu dublê Cliff Booth (Brad Pitt), que tentam acompanhar as mudanças.