Steven Spielberg: Os 10 filmes favoritos do diretor; de Psicose a Guardiões da Galáxia [LISTA]

Lenda do cinema, Steven Spielberg encanta gerações com filmes icônicos - e completou 75 anos neste sábado, 18 de dezembro

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 18/12/2021, às 17h00 - Atualizado em 19/12/2021, às 17h00

None
Steven Spielberg (Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images)

Considerado um dos cineastas mais populares e influentes da história do cinema, Steven Spielberg encanta gerações com filmes versáteis, transitando entre ação, fantasia, drama e suspense facilmente. O diretor nasceu em Ohio, EUA - e completou 75 anos neste sábado, 18 de dezembro. 

O cineasta venceu o Oscar como Melhor Diretor duas vezes, por A Lista de Schindler (1993) e O Resgate do Soldado Ryan (1998). Todo esse sucesso pode ser explicado por uma característica importante de Spielberg: é um verdadeiro amante do cinema, e nunca deixou de estudar e assistir filmes de outros diretores.

+++LEIA MAIS: Tubarão: como Steven Spielberg quase arruinou final do filme com cena bizarra?

Devido seu amor à sétima arte, Spielberg revelou à Far Out Magazine seus 10 filmes favoritos de todos os tempos (dirigidos por outros cineastas). Pensando nisso, confira as produções preferidas do diretor, com as sinopses do Rotten Tomatoes


A Felicidade Não Se Compra (1946)

"Após George Bailey (James Stewart) desejar nunca ter nascido, um anjo (Henry Travers) é enviado à Terra para realizar o desejo de George. George começa a perceber quantas vidas ele mudou e impactou, e como seriam diferentes se ele nunca estivesse lá."

+++LEIA MAIS: O que Steven Spielberg 'faria diferente' em Hook - A Volta do Capitão Gancho?


O Poderoso Chefão (1972)

"Considerado um dos maiores filmes de todos os tempos, este drama foca na poderosa família ítalo-americana de Don Vito Corleone (Marlon Brando). Quando o filho mais novo, Michael (Al Pacino), relutantemente se junta à máfia, envolve-se no inevitável ciclo de violência e traição. Embora Michael tente manter um relacionamento normal com a esposa, Kay (Diane Keaton), aprofunda-se ainda mais nos negócios da família."


Fantasia (1940)

“Lançado em 1940, Fantasia representou a experiência mais ousada da Disney até o momento. Trazendo à vida sua visão de misturar imagens animadas com música clássica. O que começou como um veículo para aprimorar a carreira de Mickey Mouse floresceu em um recurso completo que permanece único na história da animação.”

+++LEIA MAIS: Tubarão: acidente com George Lucas no set deixou Spielberg apavorado por dias; entenda [FLASHBACK]


A Guy Named Joe (1943)

"Quando o aventureiro piloto de bombardeiro da Segunda Guerra Mundial Pete Sandidge (Spencer Tracy) morre em um ataque aéreo, conhece o 'General,' um lendário piloto morto que designa Pete para retornar à Terra como um anjo da guarda para um novo piloto chamado Ted Randall (Van Johnson). Mas, quando Pete descobre que Ted está namorando sua ex-namorada, ele deve deixar de lado seu ciúme e preparar Ted para uma perigosa missão de bombardeio."


Guardiões da Galáxia (2014)

"Peter Quill (Chris Pratt) se encontra na mira de implacáveis ​​caçadores de recompensas após roubar um orbe cobiçado por Ronan. Para escapar, Quill é forçado a uma trégua com quatro desajustados diferentes: Rocket Raccoon, Groot, Gamora e Drax,O Destruidor. Mas, quando ele descobre o verdadeiro poder do orbe, Quill deve reunir seu grupo desorganizado para salvar o universo."

+++LEIA MAIS: Tubarão: Como filme seria se fosse feito hoje? Steven Spielberg responde


A Guerra dos Mundos (1953)

"O cientista Clayton Forrester e Sylvia Van Buren são os primeiros a chegar ao local da queda de um meteorito. Logo depois, uma máquina de guerra alienígena emerge e começa a matar aleatoriamente. Os fuzileiros navais são chamados, mas não são páreo para o campo de força dos alienígenas. Forrester e Van Buren, no entanto, conseguem ferir uma das criaturas e obter uma amostra de sangue. Eles o levam para Los Angeles, onde esperam, por meio de testes, descobrir a fraqueza dos alienígenas."


Psicose (1960)

"Marion Crane (Janet Leigh) foge após roubar US$ 40 mil de seu empregador para fugir com o namorado, e está exausta durante uma forte tempestade. Viajando pelas estradas vicinais para evitar a polícia, ela para à noite no precário Bates Motel e conhece o educado, mas extremamente tenso, proprietário Norman Bates (Anthony Perkins), um jovem interessado em taxidermia e um relacionamento difícil com a mãe."

+++LEIA MAIS: Tubarão: Steven Spielberg quase ficou de fora do filme; entenda


2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968)

"Quando o Dr. Dave Bowman (Keir Dullea) e outros astronautas são enviados em uma missão misteriosa, o sistema de computador de sua nave, HAL, começa a exibir um comportamento cada vez mais estranho, levando a um confronto tenso entre o homem e a máquina que resulta em uma confusão mental caminhada através do espaço e do tempo."


Lawrence da Arábia (1962)

"Devido ao seu conhecimento das tribos beduínas nativas, o tenente T.E. Lawrence (Peter O'Toole) é enviado à Arábia para encontrar o príncipe Faisal (Alec Guinness) e servir como elo entre os árabes e os britânicos em sua luta contra os turcos. Com a ajuda do nativo Sherif Ali (Omar Sharif), Lawrence se rebela contra as ordens de seu superior e parte em uma ousada jornada de camelo no deserto severo para atacar um porto turco bem guardado."

+++LEIA MAIS: E.T. O Extraterrestre: Qual filme inspirou o clássico de Steven Spielberg?


Intocáveis (2011)

"Uma amizade improvável se desenvolve entre um tetraplégico rico (François Cluzet) e seu zelador (Omar Sy), recém-libertado da prisão."