Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Mano Brown entrevista Ronaldo Fenômeno no próximo Mano a Mano

Ronaldo Fenômeno falou sobre racismo e futebol no novo episódio de Mano a Mano, apresentado por Mano Brown

Redação Publicado em 05/07/2023, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ronaldo Fenômeno e Mano Brown no Mano a Mano (Foto: Jef Delgado/Spotify)
Ronaldo Fenômeno e Mano Brown no Mano a Mano (Foto: Jef Delgado/Spotify)

Podcast de entrevista do Spotify apresentado por Mano Brown, Mano a Mano já recebeu convidados como Angela Davis, Lula, Emicida, Glória Maria, Wagner Moura, Regina Casé, Craque Neto, entre outros. O entrevistado do próximo episódio é Ronaldo Fenômeno, um dos maiores jogadores de futebol da história.

O capítulo em questão chega ao serviço de streaming na próxima quinta, 6. Nascido em 18 de setembro de 1976, Fenômeno ganhou duas Copas do Mundo e foi ídolo em clubes como Real Madrid e Corinthians, além de ser eleito Melhor Jogador do Mundo duas vezes.

+++LEIA MAIS: Dilma ‘é uma das mulheres mais injustiçadas da história do Brasil,’ diz Mano Brown

No podcast, Fenômeno e Mano Brown discutem assuntos como futebol e letramento racial. O empresário e ex-atleta também falou como foi o processo de descoberta de sua identidade como uma pessoa preta.

"Desde cedo, eu sempre tive essa questão muito clara para mim. Meu pai é negro e sempre sofreu. Ele escreveu um livro, eu li e chorei imaginando as situações que ele passou," afirmou. Além disso, ele também comenta questões raciais e situações de racismo no futebol europeu.

O racismo sempre existiu no futebol. É um problema da sociedade. Nos jogos, me chamavam de macaco, brasileiro macaco. Além disso, há o racismo estrutural e a xenofobia.

+++LEIA MAIS: Mano Brown e Lula discutem o que é direita: 'Segmento conservador que defende interesse dos ricos'

A temporada atual do Mano a Mano recebeu nomes como Marcelo Adnet, Regina Casé, Galo de Briga e Chavoso da USP, Craque Neto, Baco Exu do BlueseRincon Sapiência, Zezé Motta e Elisa Lucinda, Família Suplicy, Thaíde e Fioti e GR6. Na Retrospectiva do Spotify 2022, foi o terceiro podcast mais ouvido do Brasil.