Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Espólio de Avicii vende 75% do catálogo de músicas do DJ; entenda

Acordo de venda do catálogo de músicas de Avicii foi feita com Pophouse Entertainment, fundada pelo integrante do ABBA Björn Ulvaeus

Redação Publicado em 28/09/2022, às 11h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Avicii (Foto: Dimitrios Kambouris/Getty Images)
Avicii (Foto: Dimitrios Kambouris/Getty Images)

Espólio de Avicii, DJ dono de hits como "The Nights," "Wake Me Up" e "Waiting For Love," vendeu 75% do catálogo de músicas do artista morto em 20 de abril de 2018 ao 28 anos, segundo informações da Billboard. Pophouse Entertainment, empresa responsável pela aquisição, anunciou a compra dos direitos de gravação e publicação na manhã desta quarta, 28.

Vale lembrar como Björn Ulvaeus, integrante do ABBA, é um dos fundadores da Pophouse Entertainment. Essa é a segunda grande aquisição da empresa sediada em Estocolmo, Suécia, a qual comprou os direitos de gravação e publicação do grupo de eletrônica Swedish House Mafia em 29 de março de 2022.

+++LEIA MAIS: Avicii: Os bastidores da ascensão do jovem DJ que dominou as pistas ao redor do planeta [ARQUIVO RS]

Assim como o acordo do Swedish House Mafia, com Avicii será estabelecido como uma parceria em conjunto. Ou seja, a família do falecido DJ trabalhará em estreita colaboração com Pophouse e manterá os 25% restantes da propriedade intelectual do artista. Ambos já colaboraram no Avicii Experience, museu interativo focado na vida do músico em Estocolmo.

"Estamos investindo em catálogo e não apenas colocando na prateleira," afirmou Per Sundin, CEO da Pophouse Entertainment. Os pais de Avicii também se pronunciaram sobre a aquisição.

+++LEIA MAIS: Como Avicii misturou bluegrass com música eletrônica e fez sucesso no mundo todo [ARQUIVO RS]

"Pophouse apresentou um conceito e uma proposta concreta para o cuidado e desenvolvimento a longo prazo da herança musical de Avicii," explicaram. "Uma parte importante da negociação sobre a venda do catálogo foi manter controle suficiente e envolvimento pessoal em seu desenvolvimento contínuo por um longo tempo e garantir um tom digno nas atividades relacionadas à música de Avicii, seu legado e conexão com sua base de fãs cada vez maior."

Em nossas negociações com Pophouse, experimentamos grande respeito por nossos desejos e exigências, e um alto nível de cooperação.
DJ Avicii
Avicii (Foto: Dimitrios Kambouris/Getty Images)