Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Red Hot Chili Peppers homenageia Eddie Van Halen em música emocionante; ouça 'Eddie'

Eddie Van Halen, lendário guitarrista, morreu no dia 6 de outubro de 2022 em decorrência de um câncer

Redação Publicado em 23/09/2022, às 09h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Red Hot Chili Peppers (Foto: Wagner Meier) e Eddie Van Halen (Foto: Rick Scuteri/AP)
Red Hot Chili Peppers (Foto: Wagner Meier) e Eddie Van Halen (Foto: Rick Scuteri/AP)

Red Hot Chili Peppers, banda estadunidense liderada por Anthony Kiedis, lançou o segundo single de Return Of The Dream Canteen, 13º disco de estúdio do grupo, nesta sexta, 23. A canção é uma homenagem bastante emotiva a Eddie Van Halen, guitarrista da icônica Van Halen.

Em um comunicado à imprensa (via NME), Kiedis explicou a história por trás da nova música, criada no dia após a morte de Eddie em 6 de outubro de 2020. "Às vezes não percebemos o quão profundamente afetados e conectados estamos com os artistas até o dia no qual eles morrem. Eddie Van Halen era único," afirmou o cantor.

No dia seguinte à morte dele, Flea entrou no ensaio com uma linha de baixo emocional. John, Chad e eu começamos a tocar junto e logo com todos os nossos corações, uma música em sua homenagem se desenrolou sem esforço. Foi bom estar triste e se importar tanto com uma pessoa que deu tanto para nossas vidas.

+++LEIA MAIS: Sammy Hagar sobre última ligação com Eddie Van Halen: ‘Quebrou meu coração’

"Embora a música não fale com Eddie pelo nome, ela fala sobre os primeiros dias dele na Sunset Strip e a tapeçaria rock & roll que Van Halen pintou em nossas mentes," continuou Anthony Kiedis. "No final, nossa música pede que você não se lembre de Eddie por morrer, mas por viver seu sonho mais louco."

Ouça "Eddie," homenagem de Red Hot Chili Peppers ao lendário guitarrista Eddie Van Halen abaixo:

+++LEIA MAIS: Slash sobre Eddie Van Halen: ‘Ele seria fenomenal em qualquer instrumento’


Eddie Van Halen morre aos 65 anos

Edward Lodewijk Van Halen, mais conhecido comoEddie Van Halen, morreu aos 65 anos em 6 de outubro de 2022. A notícia foi confirmada pelo filho, Wolfgang Van Halen, nas redes sociais oficiais do guitarrista. A causa da morte foi um câncer no qual Eddie lutava há anos.

Veja, abaixo, o comunicado: 

Eu não acredito que estou escrevendo isso, mas o meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu a longa e dura batalha contra o câncer nesta manhã. Ele foi o melhor pai que eu um dia poderia imaginar. Todos os momentos que compartilhei ao lado dele em cima e fora dos palcos foi um presente. Meu coração está despedaçado e eu não acredito que um dia conseguirei me recuperar desta perda. Eu amo você muito, papai.

+++ LEIA MAIS: David Lee Roth e irmãos Van Halen sempre se odiaram, afirma vocalista

EddieVan Halen é considerado um dos maiores guitarristas da história do rock, além de ter fundado em 1972, ao lado do irmão, Alex, a banda Van Halen. O músico nasceu em Amsterdã, na Holanda, mas ainda criança se mudou com a família para a Califórnia, nos Estados Unidos. Em 2012, ocupou a primeira posição em uma enquete entre leitores da revista Guitar World como o melhor guitarrista de todos os tempos. E, pela revista especializada Rolling Stone EUA, foi eleito como o oitavo melhor.