Tupac 'provavelmente era mais perigoso que Notorious B.I.G.', diz RZA

Ator e rapper, RZA comparou os icônicos Tupac e Notorious B.I.G. em entrevista

Redação Publicado em 18/10/2021, às 14h15

None
Tupac e Notorious B.I.G. (Foto 1: AP Images / Foto 2: AP Photo / Mark Lennihan)

Tupac e Notorious B.I.G. protagonizam uma das rivalidades mais emblemáticas do hip-hop. Os rappers icônicos morreram na década de 1990, mas essa rixa história permanece até a atualidade — e o artista RZA afirma que 2Pac era “provavelmente mais perigoso” que Biggie.

Em entrevista ao site The Art Of Dialogue (via NME), o rapper e ator RZA comentou sobre sua preferência entre os músicos: “Você vai para o Pac, mais uma vez, voz imaculada, mas o que o Pac tinha, era uma forma de nos tocar em todas as nossas emoções. Pac conseguia infundir seu pensamento emocional, como ‘Brenda Has A Baby’ e 'Dear Mama', mas também podia despertar o rebelde em você.”

+++LEIA MAIS: Tupac: carro no qual rapper foi assassinado está à venda por R$ 9 milhões; entenda

Ao abordar o modo de pensar a arte e as ideologias dos rappers, RZA afirmou que Tupac era mais perigoso de Notorious B.I.G. O músico, inclusive, comparou o 2Pac a Malcom X, ativista dos direitos humanos e defensor do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos.

Tupac era provavelmente mais perigoso do que Big. Pac estava mais entrando no jeito Malcolm X das coisas e a sociedade teme isso

Ainda, o músico RZA explicou que Notorious B.I.G. tem um importante legado para a música, mas tinha um posicionamento diferente do adotado por Tupac: “Biggie comunicou amor, mas não estava começando revoluções".

+++ LEIA MAIS: Rua no Brooklyn é nomeada em homenagem a Notorious BIG


Tupac Shakur

Além de mundialmente conhecido por músicas como “Keep Ya Head Up” e “Brenda's Got a Baby”, Tupac também era ativista social. Inclusive, conforme relembrou site NPR, o rapper abordava diversas denúncias e debates nas músicas, como a violência, racismo, a pobreza nas comunidades e os conflitos na indústria artística.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Tupac Shakur (@2pac)

 

Parte do posicionamento político e social de Tupac pode ser relacionado diretamente à família do músico. A mãe e o pai do rapper, Afeni Shakur e Billy Garland, eram integrantes ativos do grupo Panteras Negras em Nova Iorque no final dos anos 1960 e 1970.

+++LEIA MAIS: O dia em que Tupac Shakur levou 5 tiros em assalto à mão armada - e sobreviveu


Rivalidade entre Tupac e Notorious B.I.G.

Nascido em Nova York, o rap foi inicialmente associado à costa leste dos Estados Unidos. Em 1980, contudo, o rap em Los Angeles também se mostrou uma potência mundial - e quando a costa oeste ganhou evidência, começou uma grande rixa entre as duas vertentes.

Notorious B.I.G. era de Nova York, enquanto Tupac Shakur era um dos nomes do rap da costa oeste os Estados — por isso, os dois faziam parte dessa grande rivalidade. 

+++LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre The Notorious B.I.G.: de amizade com Tupac a primeiro nome no rap [LISTA]