Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 curiosidades sobre Ashton Irwin, baterista do 5 Seconds of Summer [LISTA]

Baterista e cantor da banda 5 Seconds of Summer, Ashton Irwin completou 27 anos nesta quarta, 7 de julho

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 07/07/2021, às 16h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ashton Irwin, baterista do 5 Seconds of Summer (Foto: Reprodução/Instagram @ashtonirwin)
Ashton Irwin, baterista do 5 Seconds of Summer (Foto: Reprodução/Instagram @ashtonirwin)

Ashton Irwin, baterista e cantor da banda australiana 5 Seconds of Summer, completou 27 anos nesta quarta, 7 de julho. Além da música, Irwin se dedica a diversas formas de arte e se utiliza de momentos adversos e pensamentos desagradáveis para crescer criativamente.

A banda também composta de Luke Hemmings, Michael Clifford e Calum Hood anunciou durante uma live no Instagram como está trabalhando em um quinto disco, um ano após o lançamento de CALM (2020). Enquanto os lançamentos não chegam, aproveite o aniversário de Irwin para conhecer algumas curiosidades sobre o baterista:

+++LEIA MAIS: 5 Seconds of Summer aposta em mágoas e amargor ao abandonar o pop e investir no rock [ENTREVISTA]


Trabalho solo

Não, Irwin não deixou o 5 Seconds of Summer. Apenas aproveitou o tempo de isolamento social em 2020 para trabalhar em um projeto próprio, completamente dirigido, escrito, cantado e tocado por ele. Assim, nasceu Superbloom, um disco de 10 faixas com os conceitos e letras mais honestos da carreira do músico.

Segundo ele, colocou no disco letras que deveriam ser cantadas por ele, pois falavam da trajetória dele de vida e carreira. "Skinny Skinny," por exemplo, trata da batalha do artista contra a dismorfia corporal. "SCAR," por outro lado, transmite uma mensagem de perseverança em tempos difíceis.

+++LEIA MAIS: O que esperar de Superbloom, primeiro disco solo de Ashton Irwin, do 5 Seconds Of Summer?


Primeira banda

Irwin é um pouco mais velho comparado aos companheiros do 5SOS, e participou de outras bandas antes de entrar para o quarteto. A primeira delas foi um grupo de jazz-funk chamado Swallow The Goldfish, no qual atuava como vocalista.


Grande compositor

Nos primeiros anos de carreira da 5SOS, Irwin focou na bateria e em alguns vocais de fundo para as canções. Com a evolução do grupo, no entanto, tornou-se um integrante essencial para a dinâmica de troca de vozes dos quatro artistas e para as grandes harmonias em conjunto, como na música "Red Desert," primeira faixa do disco CALM.

+++LEIA MAIS: Disco do 5 Seconds of Summer com Tom Morello está "bom pra c******," garante banda

Além de ótimo instrumentista e cantor, Irwin também é um grande compositor. Foi responsável pelas letras de algumas das canções de maior sucesso da banda, como "Youngblood," "Teeth" e "Want You Back."


Estética

Em entrevista ao canal do Youtube da revista GQ, todos os integrantes do 5 Seconds of Summer levaram alguns itens essenciais do cotidiano e explicaram os motivos de gostarem tanto dos artigos. Ashton Irwin levou suas famosas "camisas com estampa de bolinhas." 

+++LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre Lana Del Rey: graduação, futebol e mais [LISTA]

O motivo é bastante conceitual: inspira-se no estilo da artista plástica Yayoi Kusama e do guitarrista e cantor de blues e rock Buddy Guy. "Algo sobre elas é positivo e expressivo para um artista usar. Tento usar a estampa todos os dias, tenho umas 10 camisas diferentes," explicou. Também complementou revelando como sempre usa um blazer preto pelos "machucados e quebrados para quem fazemos música."


Arte além da música

Irwin também participa ativamente da criação de conceitos por trás dos lançamentos do 5SOS — ficou responsável por criar os símbolos de cada integrante que inauguraram a era CALM. Para Superbloom, criou toda a arte e estética promocional dos singles e, inclusive, dirigiu o videoclipe de "Skinny Skinny." 

+++LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre Rock of Ages: de inspiração em Jim Morrison a ensaio de Tom Cruise [LISTA]


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL