Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como Elton John ajudou John Lennon e Yoko Ono a se reconciliarem?

Na autobiografia Me: Elton John, o astro de Rocket Man descreve o momento em que o casal voltou a ficar junto após muitas brigas

Redação Publicado em 06/12/2019, às 15h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon e Yoko Ono (Foto: AP)
John Lennon e Yoko Ono (Foto: AP)

Figura próxima de John Lennon, Elton John escreveu na autobiografia Me: Elton Johnsobre alguns momentos em que passaram juntos nos Estados Unidos - e como uma aparição de Lennon no show de Elton fez com que o futuro da relação entre o ex-beatle e Yoko Ono mudasse. 

Elton conta de uma vez em que estávam hospedados no Hotel Pierre, na Quinta Avenida de Nova York, e que Lennon estáva na suíte logo acima da dele. Na época, o ex-beatle estava gravando o novo álbum solo e chamou Elton para ouvi-lo ainda com as mixagens provisórias. 

"Mais do que isso [ouvir], ele queria que eu tocasse em duas das canções: "Surprise, Surprise" e "Whatever Gets You Thought the Night". 

Quando terminamos essas gravações, Elton estava convencido de que Lennon teria um single no topo das paradas. Mas ele não tinha essa convicção.  

+++ LEIA MAIS: John Lennon ficou furioso com a presunção de Paul McCartney sobre os Beatles

Singles de Paul McCartneyentraram no número um das paradas, do George e Ringo também, mas os dele, nunca. Então, Elton fez uma aposta com o músico. "Se 'Whatever Gets You Thought the Night' chegasse no número um, ele teria que participar de um show meu". 

"Eu só queria vê-lo tocar ao vivo, já que era algo que ele não fazia desde a separação dos Beatles", escreveu. Depois do fim do icônico quarteto, Lennon não fez nada além de algumas aparições em shows beneficentes. 

"Ele não tentou escapar da aposta", conta. 

Lennon apareceu para tocar no Madison Square Garden no Dia de Ação de Graças de 1974 - mas topou com a condição de que toda a equipe se assegurasse de que Yoko não apareceria na apresentação. 

"Yoko, é claro, apareceu mesmo assim - o que devo dizer, é a cara dela fazer isso". 

Mas se certificaram de que ela sentaria fora do campo de visão de quem estava no palco. Antes do show, Ono enviou uma gardênia a John, que a usou de "lapela" durante toda a apresentação. 

"Não tenho certeza se essa foi a razão do nervosismo que lhe acometeu antes dele subir no palco ou se ele apenas não sabia o que esperar da ocasião. De uma forma ou de outra, ele ficou aterrorizado e vomitou antes da apresentação". 

Elton conta que ao longo de toda a vida, nunca ouviu um ruído de plateia semelhante ao que aquela fez quando convidamos Lennon para subir no palco. "Simplesmente não paravam e nem diminuíam". 

+++ LEIA MAIS: Yoko Ono diz que relacionamento com John Lennon arruinou a carreira dela

Após a apresentação, Ono apareceu no backstage. No fim, eles terminaram a noite no Hotel Pierre, e foi neste momento em que Lennon se reconciliou com Yoko - eles tiveram Sean, que virou afilhado de Elton - e se recolheram para ter uma vida de felicidade e paz no Edifício Dakota. 

+++ SCALENE SOBRE RESPIRO: 'UM PASSO PARA TRÁS, RESPIRAR E VER AS COISAS DE UMA FORMA NOVA'