Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

FLASHBACK: Eagles toca "Hotel California" em 1977; assista

A apresentação de 21 de março de 1977 aconteceu três meses depois do disco da banda ser lançado

Andy Greene, Rolling Stone EUA Publicado em 12/10/2019, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eagles (Foto: reprodução/site oficial)
Eagles (Foto: reprodução/site oficial)

Depois de fazer um teste em Las Vegas no final do mês de setembro, o Eaglesanunciou planos de apresentar o histórico disco Hotel California(1976), na turnê de 2020. O show começa no dia 7 de fevereiro em Atlanta e vai até 18 de abril na Califórnia - mas, é provável que a banda adicione mais datas antes de finalizar a tour.

Se o Eagles copiar a versão do show de Las Vegas, podemos esperar pela apresentação inteira do álbum antes do intervalo. Só depois eles tocam hits como “Take It Easy”, “I Can’t Tell You Why” e “Take It to the Limit”, além de músicas solos de Joe Walsh, como “Life’s Been Good” e de Don Henley, como “The Boys of Summer”.

+++ LEIA MAIS: 44 anos depois, Eagles fará turnê de Hotel California em 2020

A banda de rock vendeu mais álbuns do que qualquer outra na história da indústria de discos. Hotel California ainda é o disco mais famoso do grupo - mas o LP com mais cópias vendidas do grupo é o Greatest Hits. A faixa principal começa com um demo instrumental que o guitarrista Don Felder gravou em uma fita cassete.

“Era uma demo simples - uma progressão de acordes de guitarra arpejados, juntamente com algumas linhas de notas sustentadas em forma de chifre, em um padrão simples de bateria eletrônica de 4/4”, contou Don Henley em entrevista para a Rolling Stone EUA em 2016.

+++LEIA MAIS: Eagles e hotel mexicano chegam a acordo envolvendo direitos do nome “Hotel California”

“Pode ter tido um estilo de percussão latino ali também. Acredito que estava dirigindo a noite para Benedict Canyon Drive ou talvez até para North Crescent Drive a primeira vez que ouvi. Lembro de ter pensado ‘isso tem potencial; acho que podemos fazer algo especial sobre isso'”, disse Henley.

O músico escreveu a maioria dos versos. “Acho importante ressaltar que Glenn contribuiu com algumas linhas muito importantes desse conjunto de letras. Elas mostram o que Glenn costumava chamar de ‘ambiguidade perfeita’ e estão abertas para diversas interpretações. No entanto, a música de alguma forma ressoou ao redor do mundo”, Henley completou.

+++LEIA MAIS: Eagles versus Editores

O vídeo mostra a performance de “Hotel California” da banda no Capitol Centre em Washington. A apresentação de 21 de março de 1977 aconteceu três meses do disco ser lançado.

Uma curiosidade é que a apresentação do grupo em 2020 parecerá bem diferente. O baixista Randy Meisner saiu da banda seis meses depois do show de 1977, Don Felder foi demitido em 2001 depois de uma disputa de negócios e Glenn Frey morreu em 2016. Don Henley e Joe Walsh são os únicos integrantes que estão no grupo desde o show de “Hotel California” há 42 anos.

+++ LEIA MAIS: Para Don Henley, do Eagles, Kanye West é “arrogante” e Frank Ocean é um “idiota sem talento”

Don Henley disse inicialmente que o Eagles se aposentaria depois da morte de Glenn Frey. “Pareceria apenas ganância ou algo assim. Pareceria algo desesperado”, disse Henley. O músico, no entanto, mudou de ideia quando o filho de Glenn, Deacon tocou com a banda e o jovem se encaixou perfeitamente.

Assim, o Eagles começou a se apresentar nos shows com Deacon - e Vince Gill substituindo os vocais de Glenn - em 2017.

Assista ao vídeo: