Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

John Lennon acusou Rod Stewart de plagiar música icônica dos Beatles

Ouça as duas canções e compare

Redação Publicado em 13/04/2020, às 16h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon em 1972 (Foto: AP Images) e Rod Stewart (foto: Ian Rutherfod / PA Wire/AP)
John Lennon em 1972 (Foto: AP Images) e Rod Stewart (foto: Ian Rutherfod / PA Wire/AP)

Logo no início da carreira, os Beatles começaram a escrever as próprias músicas - mas isso não os impedia de prestar homenagem aos ídolos deles, como Chuck Berry. Paul McCartney admitiu, ao longo dos anos, que havia escolhido a linha de baixo de Berry em “I'm Talking About You” e usou-a em “I Saw Her Standing There”, por exemplo. 

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney ou John Lennon: quem cantou mais músicas dos Beatles?

Para John Lennon, contudo, não foi uma homenagem, e Rod Stewart supostamente plagiou "Don't Let Me Down" dos Beatles em 1976, na canção "Killing of Georgie". O vocalista do quarteto de Liverpool acusou o músico em uma entrevista ao David Sheff

Parece que o plágio não incomodou Lennon: "Por que ele simplesmente não cantou 'Don't Let Me Down'? A mesma razão pela qual eu não canto as coisas de outras pessoas: porque você não é pago", disse o vocalista. 

+++ LEIA MAIS: O fim dos Beatles: como caprichos e raiva destruíram a maior banda de todos os tempos

Em 2016, Stewart respondeu às acusações ao The Guardian, "Parece mesmo. Não há nada de errado com um bom plágio." Ele continuou: "Tenho certeza que se você olhar para os anos 1960, encontrará outras músicas com esses três acordes e essa linha de melodia." 

Ouça às duas músicas e compare: 


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA