Paul McCartney ou John Lennon: quem cantou mais músicas dos Beatles?

Uma análise do Ultimate Classic Rock mostrou que há uma diferença de 11 faixas no repertório dos músicos

Redação Publicado em 10/03/2020, às 14h08

None
Paul Mccartney e John Lennon (Foto: Dalmas Sipa Press / AP Images)

Dentre os quatro integrantes dos Beatles, John Lennon e Paul McCartney sempre foram as vozes principais da banda. George Harrison só assumiu a posição principal em uma ou duas músicas por disco e enquanto Ringo Starr nem chegou a esse número. 

Ao analisar todos os lançamentos dos britânicos, o Ultimate Classic Rock conseguiu definir quem cantou mais músicas dos Beatles

O site classificou as músicas entre vocais compartilhados, como em “I Want to Hold Your Hand”, músicas divididas entre mais de um artista, como em “A Hard Day’s Night”, na qual os  vocais de Lennon e McCartney aparecem em diferentes momentos, ou faixas creditadas apenas a um cantor.

+++ LEIA MAIS: Gravação caseira mostra John Lennon cantando com filho Sean a música dos Beatles favorita dele; ouça a fofura

Nos primeiros seis álbuns da banda, de Please Please Me (1963) a Rubber Soul (1965), Lennon é o principal vocalista, mesmo com faixas compartilhadas com McCartney. Em Revolver(1966), os dois empatam pela primeira vez, com cinco canções cada. É o primeiro álbum sem vocais compartilhados em nenhuma música. 

Paul McCartney assumiu os vocais principais apenas em Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967). Foram oito músicas contra cinco de Lennon, das quais duas são ao lado de McCartney. Em The Beatles (1968), a dupla volta a empatar com vocais em doze faixas cada. 

+++ LEIA MAIS: 5 clássicos do rock ‘roubados’ de outros artistas: Beatles, Deep Purple e mais

Em Yellow Submarine (1968), pela primeira vez Harrison empata com Lennon no número de vocais principais entre as quatro faixas inéditas do álbum, com duas músicas cada. McCartney voltou a liderar no número de vocais principais em Abbey Road (1969), com dez faixas, seguido por Lennon com sete e Harrison com cinco. 

Com 109 músicas gravadas para os Beatles, John Lennon é a principal voz do grupo, seguido por Paul McCartney com 98 faixas. George Harrison assumiu 39 vocais da banda e Ringo Starr cantou em apenas 14 canções. 


+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA