Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

John Lennon e Yoko Ono convidaram a imprensa para a lua de mel deles em suíte presidencial de um hotel; assista

O casal queria aproveitar o momento para falar sobre a paz mundial

Redação Publicado em 25/03/2020, às 18h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon e Yoko Ono (Foto: Reprodução/Youtube)
John Lennon e Yoko Ono (Foto: Reprodução/Youtube)

Dias após o casamento, no dia 25 de março de 1969, John Lennon e Yoko Ono convidaram a imprensa para a suíte presidencial do Amsterdam Hilton Hotel, porque queriam usar a lua de mel para conscientizar o público sobre a paz mundial.

+++LEIA MAIS: Como John Lennon e Yoko Ono se conheceram?

Das 9h às 21h, todos os dias, de 25 a 31 de março, a imprensa mundial se reunia em uma suíte de hotel para ver o casal vestido de pijama e conversando sobre como poderíamos alcançar a paz.

Lennon afirmou: "Sabíamos que o que quer que fizéssemos seria publicado nos jornais. Decidimos utilizar o espaço que ocuparíamos de qualquer maneira, nos casando, com um comercial pela paz." 

+++LEIA MAIS: Novo documentário sobre John Lennon e Yoko Ono focará nos primeiros anos do casal

Quando os recém-casados ​​adotaram essa posição, as manchetes afirmaram que era um complô para tentar pressionar os políticos dominantes da época - especialmente o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, e a questão da Guerra do Vietnã que estava sendo muito debatida na época. 

Essas negociações, muitas vezes turbulentas, não chegariam a um acordo até 1975, quando a guerra oficialmente terminou. Lennon criticou as negociações de paz: "Em Paris, as negociações de paz no Vietnã chegaram ao ponto de determinar a forma da mesa em que vão sentar-se. Essas conversas já duram meses. Em uma semana na cama, conseguimos muito mais."

Dois meses depois, o casal estava pronto para um próximo Bed-In, que aconteceria em Nova York. No entanto, Lennon não conseguiu voltar aos Estados Unidos por uma condenação por cannabis. 

+++LEIA MAIS: Quem é Sean Lennon: conheça o ‘filho planejado’ de John Lennon e Yoko Ono

Sem se intimidar, contudo, o casal levou o protesto a Montreal, no Canadá, e realizou a segunda edição no Queen Elizabeth Hotel. Durante essa estadia de sete dias, o casal gravou "Give Peace A Chance", gravado por Andre Perry no dia 1º de junho de 1969.

As duas edições foram transformadas em um documentário intitulado Bed Peace, que Ono disponibilizou no YouTube em 2012. 

+++ LEIA MAIS: Filho achava John Lennon 'hipócrita' por defender a paz, o amor e destruir a própria família

Assista:


+++ CORONAVÍRUS: DEVEMOS REALMENTE CANCELAR SHOWS E EVENTOS?