Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Miley Cyrus, Coldplay e mais: 7 músicas que foram inspiradas pelo Kraftwerk - e você provavelmente não sabia

Os pioneiros da eletrônica inspiraram artistas de diversos nichos, como rock, hip-rock e synthpop

Redação Publicado em 17/05/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kraftwerk (Foto: Divulgação)
Kraftwerk (Foto: Divulgação)

Após a morte do co-fundador do Kraftwerk, Florian Schneider, o mundo parou para relembrar a incrível influência musical dele nas últimas cinco décadas.

+++ LEIA MAIS: Ícone da música eletrônica mundial, Armin van Buuren valoriza estilo no Brasil: "Definitivamente vivo e pulsante" [ENTREVISTA]

A banda fundada na Alemanha em 1970 é amplamente creditada por inventar a música eletrônica e inspirar artistas de vários nichos, como rock, hip-hop, synthpop, entre outros.

+++ LEIA MAIS: Vintage Culture: como o jovem de 26 anos se tornou um DJ superstar e fenômeno da música eletrônica

Confira, abaixo, 7 músicas que foram inspiradas pelo Krafwerk - e você não provavelmente sabia (via Billboard):

"Dooo It", Miley Cyrus

O disco Miley Cyrus & Her Dead Petz, de 2015, marcou a fase mais experimental de Miley Cyrus, o que pode ser notado em “Dooo It”, que combina batidas de hip-hop com rock psicodélico. Enquanto isso, Miley canta sobre fumar maconha e amar a paz. A faixa é um sample de “Radioland”, produzida pelo Kraftwerk em 1975.

+++LEIA MAIS: Post Malone, Miley Cyrus e Green Day: 9 covers do Nirvana que você não sabia que existiam


“Talk”, Coldplay

A abertura de “Talk”, uma das baladas de amor do Coldplay presente no LP X&Y, de 2005, foi baseada em “Computer Love”, um tremendo sucesso dos anos 1980. A melodia simples e duradoura do Kraftwerk está interpolada na música do Coldplay, que conquistou o número 86 da Billboard Hot 100 em 2006.

+++LEIA MAIS: Coldplay apresenta novo disco, Everyday Life, sob amanhecer da Jordânia; assista


“Under Pressure”, Dr. Dre ft. Jay-Z

Dr. Dre também celebrou Kraftwerk com a faixa “Under Pressure”, de 2010, presente no álbum Detox. Ao lado de Jay-Z, Dr. Dre se inspirou na faixa-título de Trans-Europe Express, de 1977, um dos trabalhos mais conceituados do Kraftwerk.

+++LEIA MAIS: Kanye West anuncia produção de Jesus Is King Part II com Dr. Dre


“Blue Monday”, New Order

“Blue Monday”, de 1986, foi uma das primeiras faixas de dance da história. Os vocais sonoros e sintetizadores fantasmagóricos do New Order inspiraram muitos produtores. No entanto, sem a influência do Kraftwerk, esse clássico atemporal não existiria. O coral desencarnado em 1:36 vem direto da música “Uranium”, lançada pelo quarteto alemão em 1975.

+++LEIA MAIS: 'Copiamos o Kraftwerk assim que pudemos', diz Peter Hook, ex-New Order, sobre o legado de Florian Schneider


“Get Innocuous”, LCD Soundsystem

Como o vocalista James Murphy e o restante do LCD Soundsystem são amantes de música, eles também estudaram a sonoridade lendária do Kraftwerk. No disco Sound of Silver, de 2007, “Get Innocuous” nos aconselha a parar de procurar sentido nas coisas e nos render à música. O riff sintético de “Get Innocuous” é um sample introduzido pelo Kraftwerk na faixa “The Robots”, de 1978.

+++LEIA MAIS: Billie Eilish mostra as músicas que inspiraram disco de estreia: de LCD Soundsystem a Kanye West


“Light Your Ass On Fire”, Busta Rhymes ft. Pharrell Williams

Qualquer rapper confiante o suficiente para simplesmente murmurar na pista merece um prêmio. O sample presente no início de “Light Your Ass On Fire” também pode ser reconhecido como parte de “Trans-Europe Express”, uma música peculiar carregada respeitosamente através do tempo.

+++LEIA MAIS: Creed II ganha música de Mike WiLL Made-It, Pharrell Williams e Kendrick Lamar; ouça "The Mantra"


“Promise”, Ciara

Às vezes, o Kraftwerk optava por uma sonoridade mais lenta e fumegante. Aproveitando isso, a cantora e compositora de R&B Ciara deu um toque sensual à música “Tour De France”, de 1983, camuflando as batidas memoráveis nas dobras da faixa “Promise”, produzida em 2006.

+++LEIA MAIS: Beyoncé se veste de Tempestade para festa à fantasia de Ciara


+++ O TERNO | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL