Nossas 3 teorias para a terceira temporada de Dark: universos paralelos, bíblia e ilusão [LISTA]

A conclusão da série alemã da Netflix gerou incontáveis teorias e listamos aqui algumas

Vinicius Santos Publicado em 20/06/2020, às 10h00

None
Dark (Foto: Reprodução/ Netflix)

O final aguardado de Dark se aproxima, e não faltam teorias da série alemã da Netflix. Vale lembrar que a segunda temporada terminou com a explosão cataclísmica da usina de Winden no fatídico dia 27 de junho de 2020, não coincidentemente, data da estreia da última temporada.

O final da temporada mostra como o grande vilão Adam enganou Jonas (Louis Hoffman) fazendo-no acreditar ser possível evitar o apocalipse, tudo para matar Martha (Lisa Vicari) na frente do protagonista e fazê-lo sentir a dor da perda.

+++LEIA MAIS: Dark: Tudo o que sabemos sobre a terceira temporada; estreia, fotos e novos personagens

Porém, momentos antes de ser atingido pela explosão nuclear, Jonas é salvo por outra versão da Martha, - não de outra época, mas de outro mundo. Ambos viajam numa máquina do tempo miniaturizada e levam, com eles, diversas dúvidas. 

Existem mundos paralelos? Quem é a nova Martha? Adam pretende mesmo salvar mesmo o mundo? Aliás, porque escolher o nome Adam? Temos algumas teorias para ajudar a saciar essas dúvidas e preparar o terreno para a terceira temporada de Dark. 


Universos paralelos

Dark | Site Oficial Netflix

A nova versão de Martha abre a possibilidade da existência de mundos paralelos ao da história conhecida. Então quantos mundos existem? Uma teoria aponta três deles, equivalentes ao purgatório, inferno e paraíso.

+++LEIA MAIS: Terceira temporada de Dark, da Netflix: 4 filmes e séries para entrar na 'vibe' de ficção científica e viagem no tempo [Listas]

Vários personagens se referem à cidade de Winden como um lugar sem saída, obrigando os habitantes a cometer os mesmos erros. Parece uma alusão ao purgatório bíblico, um espaço de provações intermináveis. Adiante na história, a viajante no tempo Claudia Tiedemann diz que já viu um mundo sem Jonas, e não era algo bom.

Esse mundo sem Jonas (em alemão, 'pombo', símbolo bíblico da esperança) seria o inferno? Pois, o que seria o inferno senão um mundo sem esperança - portanto sem a existência de Jonas?

+++LEIA MAIS: As 8 séries da Netflix feitas fora dos EUA com nota mais alta do IMDb (Dark está na lista?) [LISTA]

Por fim, Adam quer criar um paraíso. Agora, sabemos da possibilidade de mundos novos. Conheceria ele os dois mundos pré-existentes, e desejaria salvar a todos unidos os mundos para criar uma terra nova, além do tempo?


Se existe Adão, deve haver Eva

Terminam as gravações de Dark (Netflix) e fotos exclusivas da 3ª ...

O misterioso Adam. Diz ser Jonas de um futuro distante, deformado após viajar no tempo mais do que qualquer um. Porém, nunca explicou a escolha do nome bíblico do primeiro homem criado por Deus (Adão, em português).

Vários fãs teorizam como, assim como toda a humanidade descende de Adão, todas as famílias apresentadas na série são filhos, netos e bisnetos de Adam. Mas, para isso acontecer, deveria haver uma mãe, uma Eva. E talvez ela já tenha sido apresentada.

+++LEIA MAIS: Conheça Tales from the Loop, série perfeita para quem amou Dark e Stranger Things - tem viagem no tempo e anos 1980

Como dito antes, o mundo da Martha alternativa pode ser um mundo sem Jonas, então seria a viajante no tempo que por todas as provações do protagonista, para, no final, também decidir travar uma guerra contra o tempo?

Logo, os dois poderiam se unir para fundar a misteriosa organização Sic Mundus Creatus Est e arquitetar todos os acontecimentos da série.


Mas talvez Adam tenha feito uma ilusão

Mikkel Nielsen - Dark (com imagens) | Papéis de parede do telefone ...

Outra teoria forte é a de Adam ser, na verdade, pai de Jonas, Mikkel, o primeiro personagem a viajar no tempo na série. Por quê? Teoricamente, ele se matou em uma forca, e isso o faria ter as mesmas marcas no pescoço - Adam mostra a cicatriz para provar ser Jonas.

Além disso, o garoto tem como ídolo o ilusionista Houdini, e faz truques de mágica com as mãos, que Dark usa para explicar as viagens no tempo repetidas vezes. Poderia tudo ser uma ilusão para condenar o protagonista a repetir o ciclo de tragédias dessa história?

A terceira temporada de Dark chega à Netflixno dia 27 de junho. Assista ao trailer abaixo:


+++ A PLAYLIST DO RUBEL