Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Terceira temporada Dark, da Netflix: 4 filmes e séries para entrar na 'vibe' de ficção científica e viagem no tempo [Listas]

Desde referências nos temas, nos figurinos e até com falas iguais, todas essas obras tem coisas interessantes para quem gostou de Dark

Vinicius Santos Publicado em 31/05/2020, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Donnie Darko, Interestellar, Stranger Things (foto: montagem/ reprodução Universal/ Warner/ Netflix)
Donnie Darko, Interestellar, Stranger Things (foto: montagem/ reprodução Universal/ Warner/ Netflix)

A terceira temporada de Dark em breve irá estrear na Netflix. A conclusão da série alemã, que combina filosofia existencial com drama familiar e viagem no tempo conquistou público e crítica.

Isso se deve a qualidade da produção e roteiros, mas também uma combinação muito inteligente de temas e referências visuais a outras produções da cultura pop. Listamos algumas obras nas quais Dark se inspira e como assisti-las pode ajudar a se preparar para a última temporada.


Donnie Darko (2001)

Esse clássico dos anos 2000 dirigido por Richard Kelly tem vários conceitos estéticos que Dark usou muito bem. Desde a fantasia de esqueleto de Mikkel (que Donnie também usa), até sofás abandonados na floresta ou o professor misterioso que entrega um livro com as regras da viagem no tempo, Donnie Darko é quase um antecessor espiritual da série.

+++LEIA MAIS: Conheça Tales from the Loop, série perfeita para quem amou Dark e Stranger Things - tem viagem no tempo e anos 1980


12 Macacos (1995)

Um viajante no tempo que veio do futuro para impedir um grande apocalipse, mas todos consideram louco? Se você pensou tanto em Dark como 12 Macacos, pensou certo. O suspense de Terry Gilliam marcou época por fazer o público questionar se a aventura do protagonista John Cole (Bruce Willis) era verdade ou fantasia de uma mente quebrada e é esse desespero que a série replica com maestria.

+++ LEIA MAIS: 4 filmes de terror para assistir na Amazon Prime Video: de Midsommar a Hellraiser [LISTA]


Stranger Things (2016)

Conspirações governamentais e uma amizade poderosa entre crianças lutando contra um inimigo desconhecido são temas que se repetem em ambas as séries da Netflix. As similaridades aumentam ainda mais quando Dark tem cenas nos anos 1980, momento que as identidades visuais e musicais das produções parecem se fundir.

+++LEIA MAIS: As 3 melhores séries de época para assistir na Amazon Prime Video


Interstellar (2014)

Um pai que parte numa jornada impossível através do espaço e do tempo para proteger o filho? Esse tema se repete tanto no filme de Christopher Nolan quanto na série de Baran bo Odar e cuidado, tem muita chance de causar lágrimas nas duas obras.

+++LEIA MAIS: The Office: ator de Dwight pede para Billie Eilish parar de assistir à série


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE