Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Old Town Road de Lil Nas X derrota Despacito e estabelece recorde histórico nas paradas de sucesso

Há 17 semanas no topo (e contando), música quebra recorde estabelecido há 24 anos

Redação Publicado em 29/07/2019, às 20h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lil Nas X (Foto: Divulgação)
Lil Nas X (Foto: Divulgação)

Lil Nas X estabeleceu um novo recorde com sua música “Old Town Road” nesta segunda, 29, por manter-se no topo do Billboard Hot 100 por 17 semanas. (A faixa também foi a Número Um no Rolling Stone Charts, lançado recententemente, durante quatro das cinco semanas contabilizadas.) As 17 semanas bateram o recorde anterior de One Sweet Day”, música de Mariah Carey e Boyz II Men, que ficou 16 semanas no topo após ser lançada em 1995. 

Para conseguir esse feito, o single de Lil Nas Xmanteve seis popstar rivais fora do lugar no topo, acumulou cinco remixes, durou mais de quatro meses, conseguiu o dobro de pontos nas paradas do que os coitados do segundo lugar e fomentou um enorme debate sobre o status da música country nos EUA. 

+++ LEIA MAIS: Lil Nas X pede ajuda de Mariah Carey para quebrar o recorde de Boyz II Men com Old Time Road

Foi um feito impressionante para o músico desbancar o recorde de quase 25 anos - que só sofreu uma ameaça real uma vez antes, quando Luis Fonsi, Daddy Yankee e Justin Bieberlançaram “Despacito em 2017. A faixa ficou no topo por 16 semanas e empatou com o recorde anterior - mas antes de superar Mariah Carey, o trio perdeu o primeiro lugar para “Look What You Made Me Do,” da Taylor Swift. 

É um feito ainda mais impressionante quando consideramos que quase ninguém tinha ouvido falar de Lil Nas X há um ano e um-bilhão-de-streamings atrás, quando ele anunciou estar “morando com meus pais, sem carro, sofrendo com uma ansiedade extrema que me dava dor de cabeça horríveis todos os dias e com problemas para dormir mais do que três horas por dia.”

+++ LEIA MAIS: Lil Nas X é eleito a pessoa mais influente da internet; BTS e Donald Trump também estão na lista 

Porém, quebrar o recorde não foi à toa, segundo Mark Bannisters, cientista que analisa os charts de música. “Não me surpreende que com as infraestruturas globais de plataformas como Spotify você consiga que uma música fiquei tão grande assim e se mantenha no topo por tanto tempo”, opinou.

+++ ENTREVISTA RS: Rubel fala de carreira acidental, conta como criou "Partilhar" e que quer ser popular