Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os 4 melhores filmes baseados em fatos reais para assistir na Netflix

A indústria cinematográfica aposta em histórias verdadeiras que muitas vezes superam produções ficcionais

Redação Publicado em 07/04/2020, às 18h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
À Procura da Felicidade (Foto: Reprodução)
À Procura da Felicidade (Foto: Reprodução)

A indústria cinematográfica aposta em histórias verdadeiras, por esse motivo, muitas das produções são baseadas na vida de algumas pessoas que experimentaram circunstâncias particulares. 

+++LEIA MAIS: 4 filmes LGBTQ+ para assistir enquanto Me Chame Pelo Seu Nome 2 não estreia

O cinema, então, transforma essas histórias em elementos artísticos e divertidos. Além disso, existem eventos reais que são tão impressionantes a ponto de superar a ficção, e os diretores devem medir as histórias para torná-las mais reais aos olhos do público. 

Aqui está uma lista com os 4 melhores filmes baseados em fato real para assistir na Netflix, segundo o Screenrant

+++LEIA MAIS: 5 filmes na Netflix para lidar com o coração partido

Clube de Compras Dallas (2013) 

Nota: 8,0

O drama é baseado na vida de Ron Woodroof, interpretado por Matthew McConaughey, diagnosticado com HIV em 1985. Apesar do prognóstico de 30 dias de vida, Woodroof procura opções para lidar com a doença e acaba encontrando um tratamento no México que começa a vender para pacientes nos Estados Unidos.

Para escrever o roteiro do filme, Craig Borten se encontrou com Woodroof em 1992, pouco antes da morte, e gravou cerca de 20 horas da conversa, mas levou 20 anos para que a história fosse exibida nos cinemas.

Com o excelente roteiro retratado de uma maneira muito humana, Matthew McConaughey e Jared Leto se envolveram no filme. Ambos tiveram que fazer incríveis transformações físicas, inclusive perder muito peso.

+++LEIA MAIS: Amou Simplesmente Acontece? Conheça Lovesick, série da Netflix sobre paixão entre melhores amigos perfeita para maratonar


O Discurso do Rei (2010)

Nota: 8,0

A história sobre a vida de George VI mostra uma descrição honesta de amizade e superação de demônios pessoais. O filme é estrelado por Colin Firth e Geoffrey Rush em performances magistrais que lhes renderam o merecido reconhecimento.

O Discurso do Rei se concentra na gagueira de George VI e na ansiedade e insegurança das pessoas que enfrentam distúrbios da comunicação, especialmente quando são figuras públicas e precisam falar com grandes audiências. Durante a trama, observa-se como o monarca conseguiu superar o problema com a ajuda de um terapeuta que se torna amigo dele e o ajuda a cada passo.

+++ LEIA MAIS: 6 filmes clássicos para assistir na Netflix: Clube dos Cinco, Entrevista com o Vampiro e mais [LISTA]


À Procura da Felicidade (2006)

Nota: 8,0

A história de Chris Gardner é mostrada neste filme emocionante. Will Smith interpreta Gardner, que perde todas as economias depois de um investimento infeliz, o que o leva a lidar com uma situação de sem-teto ao lado do filho.

É um dos filmes mais inspiradores que você pode encontrar, com uma história profunda e bem contada, desde a necessidade de Chris em ir morar nas ruas e comer em centros de caridade a dirigir uma empresa multimilionária. Todos os sacrifícios que ele fez em nome do filho valeram a pena e, assim, ele é conhecido hoje pelas suas palestras motivacionais e ajuda para quem precisa. 

+++LEIA MAIS: Da Amazon à Netflix: 6 séries de comédia romântica para quem adora histórias de amor


O Pianista (2002)

Nota: 8,5

O Pianistaé um filme comovente que destaca a tenacidade de um músico durante a Segunda Guerra Mundial. É baseado nas memórias do pianista polonês Wladyslaw Szpilman, que, como resultado da realidade da guerra, parou um futuro brilhante na música.

A produção é um dos retratos mais cruéis e difíceis da época, mas também projeta uma grande quantidade de luz e esperança. Szpilman continuou a criar música em meio ao som de bombas e aviões para elevar o espírito dos colegas. A realidade o fez continuar se adaptando em diferentes ocasiões até chegar a um campo de concentração, onde sobrevivência, resistência e fuga se tornaram a vida cotidiana dele.

+++LEIA MAIS: Todas as séries canceladas pela Netflix em 2020 até agora


+++ DISCOGRAFIA DO THE STROKES: OS ALTOS E BAIXOS DOS ARRUACEIROS DE NOVA YORK