Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os 7 piores filmes de 2020: de Sonic a Aves de Rapina 2 [LISTA]

Foi um ano bem ruim para o cinema... Confira os piores lançamentos

Redação Publicado em 25/12/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Os 7 piores filmes de 2020: de Sonic a Aves de Rapina 2 [LISTA]

2020 não foi o que esperávamos. Em março, o Brasil parou em meio à pandemia do coronavírus. Alguns países, nessa altura, já sofriam as pesadas consequencias do vírus - outros, só viram tudo isso depois.

Embora muitos setores tenham sofrido com a quarentena, o entretenimento foi um dos mais afetados. É impossível seguir o dia a dia que estamos acostumados. Se não dá para aglomerar ou ficar em ambientes fechados, não podemos assistir shows, peças, e nem filmes. Nem filmar dava - e várias séries, novelas e filmes foram descontinuados até ser seguro.

+++ LEIA MAIS: Amou Midsommar e A Bruxa? 6 filmes de terror poucos conhecidos para assistir [LISTA]

Com isso, aconteceu um gap na produção de entretenimento. De repente, 2020 se viu quase sem possibilidades! Não dava pra rodar novos filmes, e os que já estavam gravados não podiam ir para o cinema. A maioria dos grandes estúdios adiou indefinidamente os lançamentos de 2020. Não queriam perder dinheiro. Por isso… Apostaram em menos renda.

Poucos foram os filmes lançados em 2020 - e os lançados, na maioria das vezes, não eram as joias que tanto esperávamos. Qualquer conteúdo que os estúdios imaginam que possa render alta bilheteria, obviamente, foi segurado pra 2021.

+++ LEIA MAIS: Os 10 melhores filmes de terror de 2020, segundo site: De Homem Invisível a Ameaça Profunda [LISTA]

Mas… Isso gerou um ano difícil para filmes. A maioria dos poucos lançamentos de 2020 é bem ruinzinha. Listamos alguns deles, com as notas que receberam no IMDB, um misto de púlbico e crítica, e no Rotten Tomatoes, notas de crítica especializada:

Sonic - 6,5

Sonic foi um filme um pouco infeliz desde o início. Quando as primeiras imagens do filme saíram, a internet ficou meio doida - estava bizarro! O ouriço parecia uma criança azul e peluda, com umas pernas finas e compridas, um tipo de pesadelo furry.

+++ LEIA MAIS: 8 mais aterrorizantes adaptações do Stephen King para cinema e TV [LISTA]

Foram tantas as críticas que o estúdio resolveu refazer a animação - e mudou completamente o personagem. Perdeu o rosto humano, e ficou com o corpo mais proporcional ao animal dos games. Mesmo assim, a história não pegou: Sonic tem 6,5 de nota do público, e 63% de aprovação da crítica. 

Aves de Rapina 2 - Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa - 6,1

+++LEIA MAIS: Conheça as diretoras que revolucionam o terror moderno [LISTA]

A DC tenta, tenta, tenta… Mas dá algumas bolas fora em seus filmes. Depois de Mulher-Maravilha, a barra dela foi parar lá em cima, e precisam rebolar para melhorar. Aves de Rapinaé, sem dúvida alguma, um progresso - mas não necessarimanete é ótimo.

Aves de Rapina 2 não teve uma boa resposta. A bilheteria foi fraca, a resposta inicial não foi positiva, e a provável sequência foi cancelada de vez. Mesmo assim, depois de alguns meses, o filme foi bem quisto: embora a nota mista seja 6,1, tem 78% de aprovação dos críticos.

+++ LEIA MAIS: Os 10 melhores filmes de 2020, de acordo com o Rotten Tomatoes

Dolittle - 5,6

Depois de se aposentar como Homem de Ferro, um dos personagens mais populares da história do cinema, Robert Downey Jr resolveu mudar de rumo e ir para um lado mais infantil. Estrelou Dolittle, remake do clássico dos anos 2000 onde um médico pode falar com os animais.

Tinha tudo para dar certo: o elenco, que além de Downey Jr também tinha Antonio Banderas, John Cena - e vozes de Tom Holland, Selena Gomez, Rami Mallek… A produção, também: a mesma equipe esteve por trás de Malévola e Alice no País das Maravilhas.

+++LEIA MAIS: Netflix fica para trás: Amazon Prime Video e Disney+ lideram lista de filmes mais vistos em 2020; veja o top 10

Mas foi uma verdadeira decepção para crítica. The Guardian, inclusive, escreveu que ‘sempre que Downey Jr abre a boca, o filme morre mais.’ Os críticos tiveram 17% de aprovação, e a nota mista foi 5,6.

Novos Mutantes - nota 5,3

Do universo dos X-Men, Os Novos Mutantes foi um filme muito antecipado pelo mundo geek. A proposta era algo do mundo dos heróis com uma visão mais voltada ao terror e suspense, bem dark mesmo. O elenco também foi uma grande aposta: Maisie Williams, de Game of Thrones, Charlie Heaton, de Stranger Things, Anya Taylor-Joy, de Fragmentado, e vários outros…

+++ LEIA MAIS: Coronavírus pode custar mais de R$ 22 bilhões à indústria cinematográfica mundial; entenda

E, embora os trailers antecipassem algo incrível, Novos Mutantes não correspondeu. Os críticos o classificaram como clichê e sem personalidade. Recebeu 5,3 do público, e 33% de aprovação dos críticos

O Grito - 4,3

A continuação da franquia dos anos 2000 chegou sem muito alarde no começo deste ano, alguns dias antes da quarentena começar, e… Logo foi esquecida, quer seja pelo caos causado pelo coronavírus, quer seja pelo próprio filme.

+++ LEIA MAIS: 5 filmes de Natal para quem odeia o Natal: Duro de Matar, Bad Santa e outros [LISTA]

O longa não inovou nem na história, nem na execução - então, comparado aos filmes antigos, ficou na mesma. Não agradou nem um pouco. A nota mista é 4,3, e a dos críticos especializados é 20%.

Os Órfãos - 3,8

O longa é uma readaptação de A Outra Volta do Parafuso, um clássico da literatura inglesa. Existiram muitos outros filmes dessa obra, o mais famoso deve ser Os Outros, com a Nicole Kidman, de 2001. A nova versão, porém, passa longe do thriller do começo do século: é bem esquisita.

+++LEIA MAIS: Os melhores episódios de Natal de sitcoms: De Friends a Brooklyn Nine-Nine

Os Órfãoscomeça bem, e tem uma boa premissa. Mas a execução é bizarra: vários momentos confusos, sem sentido, e um final duplamente estranho e sem nexo. Desagradou tanto o público - a nota mista foi 3,8 - quanto os críticos - só tem 11% de aprovação. 

Menção honrosa: Cats

Ok, ok, nós sabemos: Cats não foi lançado em 2020. Mas quase: o filme saiu no natal de 2019, seis dias antes de 2020! Então, incluímos como uma menção horrorosa. E, é inegável: o lugar dele é nesta lista!

+++ LEIA MAIS: Brad Pitt faz 57 anos; relembre personagens marcantes do astro - e galã - de Hollywood [LISTA]

Cats foi uma dos filmes mais hypados, mais investidos, mais bem produzidos… E mais massacrados. Não à toa: os atores viraram um gato-humanóide bizarro no filme! O flop foi enorme, e ninguém cansou de zoar esse filme na internet. As notas também são bem baixas: 20% de aprovação da crítica, e 2,8 de nota mista!

+++ CYNTHIA LUZ: 'A GENTE PRECISA OUVIR A VOZ DAS PESSOAS' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL