Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que The Doors foi expulso de programa de TV?

John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek e Jim Morrison se recusaram a censurar verso de hit

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 04/07/2021, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek e Jim Morrison (Foto: Elektra Records Joel Brodsky / Wikimedia Commons)
John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek e Jim Morrison (Foto: Elektra Records Joel Brodsky / Wikimedia Commons)

Durante meados de 1967, The Doors ganhavam notoriedade e era uma das bandas de maior ascensão nos Estados Unidos. Em setembro daquele ano, o grupo formado por John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek e Jim Morrison foi convidado para participar do The Ed Sullivan Show, no qual fariam performances dos singles "People Are Strange" e "Light My Fire." No entanto, os músicos foram expulsos do programa.

Na época, o apresentador Ed Sullivan tinha 65 anos e não era fã de ver jovens músicos usando referências de sexo e drogas nas músicas. Por exemplo, no início de 1967, pediu aos Rolling Stones mudarem a letra de "Let's Spend the Night Together" na performance ao vivo. Segundo Billboard, Sullivan deu um ultimato aos britânicos: "Ou a música muda, ou vocês vão embora."

+++LEIA MAIS: Relembre o show do The Doors em que Jim Morrison foi preso por incitar o nudismo

A respeito do The Doors, o apresentador teve problemas com uma referência de "Light My Fire" sobre uso de drogas. Pediu à banda mudar o verso para uma versão sem esse aceno. Porém, o grupo seguiu e tocou a música com a composição original. Esse momento foi retratado no filme biográfico em The Doors - O Filme (1991), no qual Val Kilmer interpreta Jim Morrison.

Irritado com a recusa do grupo em mudar a letra, Ed Sullivan respondeu com um banimento vitalício do programa. O episódio final de The Ed Sullivan Show foi ao ar em 6 de junho de 1971, cerca de um mês antes da morte de Jim Morrison. The Doors nunca se apresentou no talk show.

+++LEIA MAIS: Harrison Ford já trabalhou com o The Doors; ator relembra de turnê com Jim Morrison


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL