Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que Johnny Cash é conhecido como o 'Homem de Preto'?

Nos anos 1950, uma coincidência de guarda-roupas fez o homem usar preto - em 1971, virou seu alter-ego

Redação Publicado em 03/03/2020, às 14h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Johnny Cash (Foto: Cortesia de Jim Marshall e Reel Art Press)
Johnny Cash (Foto: Cortesia de Jim Marshall e Reel Art Press)

Quando Johnny Cash - nascido J. R. Cash - servia o exército na Alemanha, em Öberammergau, comprou a primeira guitarra e formou a banda Landsberg Barbarians. Logo, foram fazer um show, e precisavam de um “uniforme”. Escolheram, como conta o portal Grunge, uma peça que todos os integrantes tinham no guarda-roupas: uma camiseta preta.

Essa virou, depois, a peça básica - não só da banda, mas também de Johnny Cash. O músico adotou, ainda nos anos 1950, um visual bastante preto. Além da camiseta, usava ternos dessa cor, acompanhados com gravatas.

+++ LEIA MAIS: 16 anos sem Johnny Cash; as 16 músicas essenciais do Homem de Preto

Logo, era impossível desvincular a imagem de Johnny Cash de uma vestimenta preta. No início da década de 1970, o músico ganhou até um apelido: The Man in Black, ou Homem de Preto. Ajudou a pegar quando, em 1971, lançou a música “The Man in Black”, no disco com mesmo nome.

"The Man in Black" também rendeu à cor um simbolismo. “Uso o preto para os pobres e aqueles que apanham, vivem sem esperança, o lado faminto da cidade. Uso pelo prisioneiro que há muito já pagou pelos crimes, mas estão aí pois são vítimas dos tempos”, diz a letra da música.

+++ LEIA MAIS: Quentin Tarantino cria playlist com as músicas dos seus filmes, de Soundgarden, David Bowie a Johnny Cash

Mas, além do simbolismo, o preto é prático, também. “Fluke” Holland, baterista de Johnny Cash, explicou a Mojo como a cor também é ótima para a estrada: “Saíamos em turnê, e quanto mais tempo você pudesse usar as roupas que vestia, melhor. Então, se tivesse usando preto, não mostrava a sujeira tão facilmente.”

+++ KAROL CONKA NO DESAFIO 'MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO'