Por que Robert Plant se arrependeu tanto da música 'Carouselambra', do Led Zeppelin?

Canção compõe o disco In Through the Out Door, de 1979

Redação Publicado em 27/08/2020, às 12h15

None
Robert Plant (Foto: Anthony Behar / SIPA via AP)

Muitos fãs de rock e do Led Zeppelin pensam o que aconteceria com a banda se John Bonham não tivesse morrido. Um bom lugar para começar com esse pensamento é com In Through the Out Door, último disco de estúdio do grupo, lançado em agosto de 1979. No entanto, Robert Plant se arrependeu bastante de uma música do trabalho: "Carouselambra", mas qual seria o motivo disso ter acontecido? O site Cheat Sheet relembrou.

Com 10 minutos e 31 segundos de duração, "Carouselambra" justifica o título provisório, "The Epic". Além disso, as letras enigmáticas de Robert Plant chamam atenção para todos os tipos de especulação. Com os olhares voltados para a canção anos depois, o músico disse que gostaria que a faixa tivesse sido feita de modo diferente.

+++LEIA MAIS: John Lennon amou música que Nina Simone fez para atacá-lo

Independentemente do significado da canção como todo, em 2003, o músico disse ao Mojo (via Stuff Nobody Cares About) que a letra de "Carouselambra" era certamente sobre a banda naquela época. "Eu me arrependo tanto agora", disse Robert Plant. "Toda a história do Led Zeppelin nos últimos anos está nessa música, e eu não consigo ouvir a letra".

Como apontado pelo Cheat Sheet, tem como tratar paralelos com esse período da banda (como Plant fez) em alguns versos. "Onde você estava ajudando?" o vocalista cantou. "Onde estava seu arco?".

+++LEIA MAIS: A vez em que David Bowie decidiu guardar a própria urina na geladeira para impedir que bruxas a roubassem

Perto do lançamento de In Through the Out Door, o cantor disse a um entrevistador (via Stuff Nobody Cares About) que ele definitivamente se dirigiu a "alguém" no "Carouselambra". "A música era sobre alguém que, quando um dia percebendo que a música foi escrita sobre eles, diria: 'Meu Deus! Foi realmente assim?'".

Em outras entrevistas ao longo dos anos, Robert Plant falou sobre se afastar do Led Zeppelin naquele período. Como dito pelo Cheat Sheet, em "Carouselambra", parece que ele tomou uma decisão. "Eu não aguentaria outro dia", cantou. Quando as pessoas se perguntam se o grupo poderia ter tido um futuro nos anos 1980, a discussão pode começar aqui.


+++ XAMÃ: MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO, DE NIRVANA A TUPAC