Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que Jimmy Page e Robert Plant classificam ‘Kashmir’ como ‘música definitiva’ do Led Zeppelin?

Apesar de ‘Stairway to Heaven’ ser considerada por muitos a canção mais importante da banda, os músicos acreditam no poder da outra faixa

Redação Publicado em 27/07/2020, às 17h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)

“Stairway to Heaven” pode ser considerada por muitos a música mais conhecida e importante do Led Zeppelin. No entanto, Jimmy Page e Robert Plant classificam a “Kashmir” como a faixa “definitiva” do grupo. As informações são do Cheatsheet.

+++LEIA MAIS: Led Zeppelin 'dificilmente' voltará a fazer turnês, explica Jimmy Page

Em entrevista à Rolling Stone EUA, em 1988, o jornalista David Fricke se referiu à canção “Stairway to Heaven” como a música definitiva do grupo - e Plant foi obrigado a discordar: “Não é. Não acho que é”. Segundo o músico, quem considera a faixa como assinatura do Led Zeppelin “não entendeu corretamente”.

Ao invés de “Stairway to Heaven”, o músico sugeriu que “Kashmir” fosse considerada a música definitiva do grupo - e isso tem a ver com as explorações que Plant e Page fizeram na África. 

+++ LEIA MAIS: Jimmy Page achou que tinha algo de errado com Robert Plant quando eles se conheceram

“É a busca, as viagens e explorações que Page e eu realizamos, bem fora do caminho comum. Foi um momento extraordinário para abrir os olhos e ver como as tribos berberes viviam. [...] Para mim, isso é realmente a sensação do Zeppelin”, explicou Plant à Rolling Stone EUA.

Page também escolheu a faixa 8 minutos como a favorita do Led Zeppelin. Em entrevista à Rolling Stone EUA, em 2012, o músico falou: “Acho que ‘Kashmir’ tem que ser a escolhida. Não era apenas sobre se basear na guitarra. A orquestra precisava sentar lá, refletindo outras partes, fazendo o papel do violão, mas com as cores de uma sinfonia”.

+++LEIA MAIS: Os guitarristas favoritos de Jimmy Page


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS