Por que Stan Lee só dá nomes aliterativos aos heróis?

Quadrinista da Marvel definiu tática de nomes aliterativos para evitar um problema comum

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 03/08/2021, às 11h59

None
Stan Lee (Foto: Michel Boutefeu/Correspondente)

Peter Parker, Reed Richards, Matt Murdock e Bruce Banner, além de criações do lendário Stan Lee, têm outra semelhança: os nomes dos personagens são aliterativos, ou seja, as iniciais de cada herói possuem as mesmas consoantes. Esse truque foi usado pelo quadrinista para nomear a maioria dos personagens dele.

Como Screen Rant apontou, mesmo novos leitores com o meio notaram o padrão familiar, e isso é apenas uma fração das criações de Lee. Tudo surgiu de um lugar muito humano: o quadrinista sempre foi um escritor bastante esquecido. Tudo começou com Quarteto Fantástico, cujos integrantes com nomes aliterativos são Reed Richards e Susan Storm.

+++LEIA MAIS: Participação de Stan Lee em Guardiões da Galáxia 2 foi 'definitivamente' inspirada em teoria dos fãs

Por outro lado, personagens de Homem-Aranha contam bastante com esse truque: Peter Parker, Betty Brant, Otto Octavius, J. Jonah Jameson, entre outros. "Tenho a pior memória do mundo," revelou Stan Lee em entrevista de 2006 a Kevin Smith após exibição de Homem-Aranha 2. "Finalmente descobri se poderia dar a alguém o nome e sobrenome com a mesma letra - e poderia pelo menos me lembrar de um nome. Conseguiria me dar uma pista de qual era o outro nome."

Por exemplo, os X-Men também não escapara da fraca memória de Lee, com personagens como Scott Summers, Warren Worthington III e Sebastian Shaw. Segundo Screen Rant, o quadrinista talvez foi influenciado por Superman, cujos interesses amorosos também possuem nomes aliterativos: Lois Lane, Lana Lang, Lori Lemaris e Lyla Lerrol.

+++LEIA MAIS: Marvel faz homenagem a Stan Lee em WandaVision - que você provavelmente não viu

Em Just Imagine Stan Lee Creating the DC Universe, livro no qual o escritor reescreveu diversos personagens da DC Comics, inventou o vilão Gundor Gorrok. Nas outras edições, mudou Bruce Wayne para Wayne Williams e Diana Prince para Maria Mendoza.


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS