Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

HQ de Matrix? Franquia icônica de Keanu Reeves seria história em quadrinhos

Inicialmente, a história de Matrix não seria estrelada por Keanu Reeves ou lançada nos cinemas - a narrativa seria publicada em HQ

Redação Publicado em 01/08/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Keanu Reeves como Neo (Foto: Reprodução/Warner)
Keanu Reeves como Neo (Foto: Reprodução/Warner)

O primeiro filme da franquia Matrix, estrelado por Keanu Reeves, estreou há mais de 20 anos, em 1999. A produção dirigida por Lilly e Lana Wachowski se tornou um ícone da ficção científica nos cinemas — mas originalmente, a história seria divulgada como HQ.

Aclamado pela crítica e público, Matrix poderia não ser conhecido mundialmente, ou até não ter estreado nas telonas. Conforme divulgado pelo Cheatsheet, as diretoras Lilly e Lana Wachowski originalmente conceberam a história como uma história em quadrinhos de 600 páginas.

+++LEIA MAIS: Por que Fox 'puniu' Keanu Reeves com 'jejum' de 15 anos sem trabalho?

A vontade de publicar a complexa narrativa de Matrix nos quadrinhos era tanta que, segundo o The New York Times, as diretoras contrataram dois artistas de HQs muito experientes. Os profissionais, inclusive, teriam trabalhado em histórias do Homem-Aranha.

Apesar do desejo inicial, Lilly e Lana Wachowski decidiram que a história seria melhor contada no formato de longa-metragem para explorar todo o potencial de Matrix. A escolha, de fato, foi certeira.

+++LEIA MAIS: Keanu Reeves doou US$ 40 milhões do salário para agradecer equipe de produção de Matrix

Sucesso de Matrix

O lançamento do filme distópico se tornou um marco na história da indústria cinematográfica. Com a quarta bilheteria mundial de 1999, a produção arrecadou mais de US$ 463 milhões, recebendo críticas muito positivas.

Além disso, a produção venceu quatro categorias do Oscar (todas as que a produção foi indicada): Melhor Montagem, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais. O sucesso foi tanto que duas outras sequências foram lançadas — e um 4º filme está a caminho.

+++LEIA MAIS: Laurence Fishburne lamenta não estar em Matrix 4: 'Não tenho resposta para isso'


+++ 15 ANOS DE GISELE BÜNDCHEN NA CAPA DA ROLLING STONE BRASIL | ENTREVISTA