- Fleetwood Mac (Foto: Divulgação)

5 curiosidades sobre o disco homônimo do Fleetwood Mac de 1975 [LISTA]

Lançado em 1975, o disco homônimo do Fleetwood Mac emplacou diversos singles no topo das paradas musicais

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 14/07/2021, às 19h09

Lançado em 1975, o disco homônimo do Fleetwood Mac é o décimo álbum da banda e o primeiro após a saída de Bob Welch. Além disso, marca a estreia de Lindsey Buckingham como guitarrista e Stevie Nicks como vocalista do grupo.

Com mais de cinco milhões de cópias, o disco se tornou um grande sucesso na indústria musical e emplacou diversas músicas no topo das paradas de sucesso. Pensando nisso, confira cinco curiosidades sobre o disco homônimo do Fleetwood Mac, segundo o UCR:

+++ LEIA MAIS: Há 44 anos, Fleetwood Mac lançava o primeiro single de Rumours, 'Dreams', e vivia um dos principais momentos da carreira [FLASHBACK]


Keith Olsen não era tão conhecido

O produtor musical Keith Olsen contava com apenas alguns créditos de LP quando começou a trabalhar com o Fleetwood Mac. Após se envolver com a banda, Olsen seguiu mais longe na indústria musical e produziu discos de bandas como Grateful Dead, Foreigner, Santana e mais. Além disso, ele era violoncelista por formação e não entendia muito de rock.


Eternas inspirações

O Fleetwood Mac passou por uma mudança sonora, mas isso não impediu que músicas lançadas posteriormente fossem inspiradas em canções antigas. “World Tuning,” escrita por Christine McVie e Buckingham, teve como inspiração um single do disco auto-intitulado de 1968. Na nova faixa, optaram por backing vocals de Nicks e um riff de guitarra mais animado.

+++ LEIA MAIS: Como Stevie Nicks garantiu que Lindsey Buckingham não acabaria com o Fleetwood Mac


“Blue Letter”

O Fleetwood Mac possui apenas uma música que não foi escrita por nenhum integrante, antigo ou novo: a canção “Blue Letter.” O single foi uma cortesia de Rick e Michael Curtis, irmãos do country que conheceram Buckingham e Nicks antes de entrarem na banda.


Poder feminino

Além de conter grande parte de integrantes do gênero feminino, Fleetwood Mac foi uma das primeiras bandas de rock a apresentar compositoras mulheres. Quatro singles do disco foram escritos por mulheres, como "Warm Ways" de Christine McVie, "Over My Head,” "Say You Love Me” e "Rhiannon" de Nicks.

+++ LEIA MAIS: 5 covers icônicos de Harry Styles: de Ariana Grande a Fleetwood Mac [LISTA]


Demorou para fazer sucesso

Atualmente, o disco homônimo de 1975 é visto como um grande sucesso da banda, mas não foi sempre assim. Exigiu mais de um ano de turnê do Fleetwood Mac para o álbum alcançar a primeira posição na parada da Billboard 200 em setembro de 1976.


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL

música banda álbum notícias Curiosidades Stevie Nicks guitarrista Fleetwood Mac lindsey buckingham disco homônimo ucr Bob Welch

Leia também

O dia em que Madonna deu em cima de Antonio Banderas ao lado da esposa do ator


Festival Guaiamum Treloso Rural anuncia primeiras atrações


Universal Music anuncia acordo para retorno de catálogo do TikTok


A banda de metal que “ignora” discos de fase controversa até no Spotify


Madonna no Brasil: relembre 10 videoclipes polêmicos da cantora


C6 Fest divulga horários das apresentações; confira