- Darth Vader (foto: Reprodução / Lucasfilm)

Affairs, spoilers e rivalidades: 7 curiosidades da trilogia clássica de Star Wars [LISTA]

A trilogia clássica é cheia de detalhes interessantes por trás das câmeras, e alguns foram revelados apenas recentemente

Vinicius Santos Publicado em 08/12/2019, às 17h00

Star Wars se tornou uma das maiores e mais influentes franquias da cultura pop. Uma Nova Esperança inovou no cinema com o enredo simples, porém cativante, e inaugurou a era dos blockbusters, além de trazer atenção e relevância para o gênero das Space Operas, antes vistas apenas como um subproduto clichê da ficção científica.

Mais fascinante ainda do que o sucesso de Star Wars são as curiosidade por trás das câmeras, principalmente na primeira trilogia. A franquia sofreu com spoilers antes mesmo do termo existir, casos amorosos antigos que só foram revelados recentemente e elementos da história que deveriam ser completamente diferentes.

+++LEIA MAIS: Star Wars: A Ascensão Skywalker mostrará novos poderes da Força, diz J.J. Abrams

E agora, em antecipação a estreia Star Wars: A Ascensão Skywalker, listamos algumas curiosidades dos bastidores que tem histórias tão interessantes quanto as narrativas que conquistaram o cinema.


David Prowse quase "spoilou” a grande revelação de O Império Contra-Ataca


David Prowse
era o ator que vestia a roupa de Darth Vader (enquanto James Earl Jones fazia a icônica voz do vilão), e teve um relacionamento complicado com George Lucas ao longo dos anos. Tão complicado que ele foi banido de qualquer convenção de Star Wars por ter vazado detalhes do roteiro de O Império Contra-Ataca (1980).

+++LEIA MAIS: Por que o bebê Yoda de The Mandalorian é tão fofo? A ciência explica

Durante uma sessão de autógrafos Prowse mandou uma frase para os fãs que perguntavam que até parece um spoiler premeditado de tão destrutiva: “Pai não pode matar filho, filho não pode matar pai.”

 Depois do vacilo, George Lucas supostamente alterou a história e instruiu o restante do elenco a não divulgar qualquer detalhe sobre as sequências.


Boba Fett teria um papel muito maior em O Retorno de Jedi


O plano inicial de George Lucas era que o caçador de recompensas Boba Fett fosse o grande vilão de O Retorno de Jedi (1983), e o filme seria completamente centrado no resgate de Han Solo. 

+++ LEIA MAIS: Star Wars: os dez momentos mais marcantes da franquia

Porém, o cineasta percebeu que alongar essa parte da história resultaria em mais dois filmes para concluir a trama, então a solução foi o final tragicômico de Fett na boca do Sarlacc, o predador do deserto de Tatooine.

Relembre a morte de Boba Fett abaixo:


Mesmo com a morte engraçada e quase sem falas, a figura de Boba Fett ganhou o apreço dos fãs, de tal forma que, para ressaltar a imagem do personagem, foi criada toda uma história do planeta natal e povo dele: os mandalorianos, que hoje em dia aparecem em destaque na série  The Mandalorian, da  Disney +.


Algum membro do elenco deu um grande Spoiler de O Retorno de Jedi… E ninguém sabe quem foi


Pois é, alguém vazou que Darth Vader iria morrer para salvar Luke no final de O Retorno de Jedi. Todas as suspeitas foram para aquele que já possuía os antecedentes, David Prowse, mas ele já estava há muito sendo isolado dos detalhes da trama, e até recebia diálogos falsos para as gravações, já que ele seria dublado posteriormente por James Earl Jones.

Mesmo assim, o diretor responsável pelo longa, Richard Marquand, e todo mundo na Lucasfilm acreditava que Prowse era novamente o culpado, mesmo que o ator sequer recebesse roteiros completos. No fim, não se sabe ao certo quem vazou a informação até hoje.


Carrie Fisher e Harrison Ford tiveram um caso durante as filmagens

Lançado dois meses após a morte de Carrie Fisher em 2016, o compilado Memórias da Princesa: Os Diários de Carrie Fisher revelou que a atriz teve um caso com Harrison Ford, 14 anos mais velho que ela e já casado na época com a ilustradora e chef de cozinha Mary Marquardt.

+++ LEIA MAIS: Mestre Yoda quase foi interpretado por um macaco; veja as fotos 

Os diários que atriz que interpretou a princesa Leia manteve durante as filmagens da trilogia clássica, e ela detalha como o ambiente majoritariamente masculino a oprimia e também diz que o affair com Ford durou três meses. Ela descreve o intérprete de Han Solo como emocionalmente distante e reprimido, e sobre como Fisher criou expectativas de que ele iria se divorciar para ficar com ela.


C3P-O não se dava bem com R2D2… Os atores que interpretavam eles, pelo menos


Kenny Baker,
o intérprete de R2D2 e Anthony Daniels, o C3PO, realmente tinham a relação meio amarga e traiçoeira dos personagens longe das câmeras. Pode-se até dizer que Daniels praticou bullying com Baker, já que chamava ele de “pequenino” e recusava interagir com o resto do elenco.


Mark Hamill só soube que Darth Vader era pai do Luke momentos antes de filmar a icônica cena


David Prowse ainda acreditava que a grande revelação de Império Contra-Ataca seria que Obi-Wan matou o pai de Luke, e não a relação paterna do herói com Darth Vader. Essa ilusão precisava ser mantida. Então Mark Hamill soube a verdade apenas momentos antes de gravar o diálogo icônico. Apenas George Lucas, o diretor Irvin Kershner e o roteirista Lawrence Kasdan sabiam disso. 


Harrison Ford queria que Han Solo morresse já na trilogia clássica


O ex-Indiana Jones acreditava que a morte de Han Solo durante o processo de congelamento em carbonita era essencial para dar impacto dramático a Império Contra-Ataca. Demorou, mas Han veio a morrer de verdade em  Star Wars: O Despertar da Força (2015), e foi até mais dramático que a ideia original.


+++ SCALENE SOBRE RESPIRO: 'UM PASSO PARA TRÁS, RESPIRAR E VER AS COISAS DE UMA FORMA NOVA'

filmes notícias Séries Star Wars Disney george lucas the mandalorian A Ascensão Skywalker kylo ren

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’