- Led Zeppelin em 1968 (Foto 1: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel) e Beatles (Foto 2: AP Images)

Beatles, Led Zeppelin e Black Sabbath: as 11 músicas de abertura de discos mais incríveis do rock

Grande parte das obras de sucesso como Abbey Road e Led Zeppelin III possuem faixas icônicas de abertura. Sendo assim, separamos algumas delas, veja a lista:

Redação Publicado em 03/11/2019, às 10h00

As bandas de rock são um grande marco de contribuição à indústria musical. Ao longo da história, vários grupos se destacaram ao combinar vocais inconfundiveis aos icônicos instrumentos orgânicos - guitarra, baixo e bateria -, entre eles Led Zeppelin e Rolling Stones.

E é claro que ao ouvir um dos álbuns produzidos por esses gênios musicais pela primeira vez possui um certo impacto. Mas ouvir 'aquela' primeira música - que abre o projeto para uma verdadeira viagem sonora - faz toda a diferença. 

Sendo assim, reunimos 11 das mais notáveis músicas de abertura de discos do rock. Veja a lista abaixo: 

The Clash - London Calling 

Presente no terceiro álbum de estúdio, London Calling, a faixa homônima se apresenta politicamente carregada e mostra a disposição dos gritos políticos dos ícones do rock dispostos a enfrentar questões sociais. 

+++ LEIA MAIS: Black Sabbath, The Clash e Guns N’ Roses: 9 brigas intensas de bandas do rock


Beach Boys - Wouldn't It Be Nice 

É inegável que os acordes de abertura de "Wouldn't It Be Nice" - um single no estilo de Wall of Sound - são uma das melhores harmonizações já feitas na história da música. 

+++ LEIA MAIS: Qual foi o disco dos Beach Boys que inspirou Paul McCartney a fazer o clássico dos disco dos Beatles, Sgt. Pepper's?


Smashing Pumpkins - Cherub Rock 

"Cherub Rock" integra um dos álbuns mais surpreendentes da década dos anos 1990 e sozinha, consegue incorporar o brilho do Smashing Pumpkins com a bateria de abertura. Seguida de "Siamese Dream" então, não sobram dúvidas.

+++ LEIA MAIS: Smashing Pumpkins toca versão melancólica de 'Knights of Malta' em programa de TV; assista

 

The Strokes - Is This It

Com as malas quase prontas para chegar ao Brasil mais uma vez, The Strokes nunca superou o burburinho gerado pelo primeiro álbum de estúdio, Is This It. Inclusive, de tão icônico, é fácil esquecer que o disco foi lançado apenas em 2001.

O projeto como um todo acabou tornando-se uma referência do garage rock e a faixa que o abre mostra o caminho - e a fúria - que persiste ao longo do disco. 

+++ LEIA MAIS: The Strokes, Ramones e Guns N' Roses: Os 15 melhores discos de estreia de todos os tempos

 

Nirvana - Smells Like Teen Spirit 

Ponto de partida para alavancar o estrelato de Kurt Cobain e os colegas de banda, não há dúvidas que "Smells Like Teen Spirit" mudou para sempre a história do rock. 

+++ LEIA MAIS: MTV Unplugged do Nirvana será relançado em vinil em comemoração aos 25 anos do disco


Led Zeppelin - Immigrant Song 

Nenhuma banda, ao lado dos Rolling Stones, tem primeiras faixas tão boas quanto o Led Zeppelin. Todas as entradas que integram os álbuns do grupo poderiam ser adicionados nesta lista. Porém, "Immigrant Song", presente no Led Zeppelin III, tem um toque especial por estabelecer a nova direção da banda (claramente influênciada pelo folk rock). 

+++ LEIA MAIS: Orgasmos, latas de lixo e explosivos: como nasceu o disco clássico Led Zeppelin II


Black Sabbath - Black Sabbath

Parece que aqui temos o momento em que o heavy metal foi criado. A faixa que inicia o álbum de estreia do Black Sabbath é constantemente posta como a primeira audição do gênero para muitos fãs de música. 

+++ LEIA MAIS: Dor constante e 6 meses de agonia: Ozzy Osbourne relembra internação após queda


King Crimson - 21st Century Schizoid Man

Com elementos do jazz e do rock, o álbum de estreia do King Crimson, lançado em 1969, foi a fórmula do prog-rock. Tudo isso é possível observar na primeira faixa "21st Century Schizoid Man", uma verdadeira obra-prima. 

+++ LEIA MAIS: Rock in Rio 2019: Hipnótico, King Crimson dá aula de rock progressivo para o menor público do dia


The Rolling Stones - Gimme Shelter

Quando paramos para analisar, os Rolling Stones tem vários lançamentos que definem a icônica carreira. Mas "Gimme Shelter" sai na frente de todas essas apostas. O riff de abertura feito por Keith Richards é incrível e a bateria de Charlie Watts é impressionante. Mick Jagger reúne todas esses elementos com um vocal inconfundível e faz idsso a espinha dorsal do Let It Bleed

+++ LEIA MAIS: Há 50 anos, os Rolling Stones criavam um circo roqueiro na TV com Lennon, Clapton, The Who e se despediam de Brian Jones


The Beatles - Come Together

Mesmo que conhecidos por ocuparem os topos das paradas com cada álbum e single lançado ao longo dos nove anos de carreira, acredite ou não, os Beatles não eram tão reconhecidos pelas aberturas dos projetos. Mas a impactante estrutura de "Come Together" é inegável e dá um tom impactante no instante em que é dado o play na obra-prima, Abbey Road

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney na bateria, George Harrison no baixo: 9 grandes trocas instrumentais dos Beatles

música Álbuns notícias rolling stones Led Zeppelin Discos The Strokes The Beatles Beach Boys melhores músicas king crimson the clash smashing pumpkins pavement intro

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’