- Breaking Bad (foto: reprodução AMC)

Breaking Bad: 5 lições de química que aprendemos com Walter White [LISTA]

A produção tem fórmulas e informações científicas muito exatas

Redação Publicado em 18/07/2020, às 10h00

Breaking Bad é uma série icônica. A produção de 2008 narra a história de como Walter White, professor de química diagnosticado com câncer terminal, se torna um grande produtor de metanfetamina - droga sintética - ao lado de Jesse Pinkman.

+++LEIA MAIS: Cena deletada do final de Breaking Bad mostra humanidade que restava em Walter White - e vai esquentar seu coração

Além da narrativa incrível, fotografia impecável e construção imbatível do arco dos personagens, outra importante característica de Breaking Bad é a exatidão quando se fala de ciências.

O roteiro de Breaking Bad era revisado por Donna Nelson, professora de química orgânica na Universidade de Oklahoma, Estados Unidos. A cientista possibilitou que nenhum erro passasse para as filmagens - além de escrever equações químicas utilizadas como adereços na série.

+++LEIA MAIS: Breaking Bad: Bryan Cranston e Aaron Paul se prepararam para participar de spin-off: ‘Estamos prontos’

Com essa ajuda, Breaking Bad conseguiu exatidão nas falas e fórmulas retratadas na série, mas não só: a produção conseguiu dar verdadeiras lições sobre ciências aos espectadores.

A revista Quero fez uma lista de 5 lições de química que aprendemos com Walter White, protagonista de Breaking Bad; confira:

+++LEIA MAIS: Haddad cita Breaking Bad ao chamar ex-advogado de Flávio Bolsonaro de ‘Frederik Better Call Saul Wassef’

Heisenberg

Ao se transformar em “mestre da metanfetamina”, Walter White usa o pseudônimo de Heisenberg - e o nome não foi escolhido à toa. Werner Heisenberg foi um físico alemão que desenvolveu o princípio da incerteza, que estabelece ser impossível determinar simultaneamente a posição e a velocidade de um elétron ou de qualquer outra partícula. 

As descobertas de Heisenberg o levaram a conquistar o Prêmio Nobel de Física pela criação da mecânica quântica - e isso mostra o quanto Breaking Bad é incrível, principalmente, nos detalhes.

+++LEIA MAIS: Reunião de Breaking Bad: Walter White e Jesse podem se reencontrar em nova temporada de Better Call Saul; entenda


Ácido fluorídrico (HF)

Na primeira temporada, Jesse mata uma pessoa, e para sumir com o corpo, Walter fala para o jovem comprar Ácido Fluorídrico (HC). De fato, a substância química consegue dissolver um corpo, destruindo tecidos e descalcificando ossos e dentes. 

Além disso, na série, o químico pede para Jesse guardar o HF em recipiente de plástico, uma vez que o ácido também corrói vidro ou cerâmica. No entanto, ele coloca o corpo em uma banheira e joga o líquido. O resultado? Ele derreto o corpo, a banheira e o teto da casa de Pinkman

+++LEIA MAIS: Breaking Bad da vida real: doc vai mostrar inspirações para série com ator que viveu Gus


Bateria caseira

Em uma cena da série, a energia elétrica do trailer que usam como laboratório de metanfetamina acaba e Walter White precisa fazer uma bateria caseira. Assim, o químico utiliza metal galvanizado das moedas, parafusos e pregos para criar o polo negativo. Para o positivo, ele utiliza grafite e óxido de mercúrio do freio do veículo.


Droga Explosiva

Na série, White resolve se vingar de um traficante ao entregar um cristal parecido com metanfetamina, mas que, na realidade, é Fulminato de Mercúrio. A substância é um explosivo, antigamente responsável por iniciar explosões em dinamites.

+++LEIA MAIS: El Camino: Aaron Paul responde críticas que classificam o filme como "desnecessário" 

Na produção, White explica corretamente que o cristal é sensível a impactos. Assim, ele joga o Fulminato de Mercúrio no chão e causa uma grande explosão.


Ricina

Na série, Walter White usa a ricina para eliminar os inimigos. Ele é uma proteína presente na semente da mamona e pode ser letal para os seres humanos quando ingerida. O motivo da letalidade é o funcionamento da proteína, que pode entrar nas células ocasionando a morte delas.

+++LEIA MAIS: El Camino teria superado bilheteria de Coringa se tivesse sido lançado nos cinemas

O perigo da ricina é tão grande que uma semente de mamona possui concentração suficiente para matar uma criança. 


+++ 15 HISTÓRIAS INACREDITÁVEIS (E REAIS) DE OZZY OSBOURNE 

série entretenimento notícia lições walter white Breaking Bad lição ciência professor química químico

Leia também

Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência


Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil


And Just Like That...: Rosie O'Donnell estará na terceira temporada da série


Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'