- Neil Young (Foto: Isabel Infantes/ AP)

Neil Young critica Donald Trump em carta aberta: "É imperdoável"

O músico publicou a declaração no site oficial dele

Redação Publicado em 20/02/2020, às 09h36

Neil Young publicou carta aberta a Donald Trump na última terça, 18, na qual criticou o presidente dos Estados Unidos pelo ego e falta de reconhecimento das falhas dele. Na declaração, publicada no site oficial do músico e divulgada pela Consequence of Sound, Young fez referência à recente alegação de Trump de que o "boom econômico" dos EUA pode ser atribuído unicamente a ele.

+++ LEIA MAIS: Neil Young pode ter cidadania dos EUA reprovada por uso de maconha 

"Se gabar da economia dos EUA não disfarça o fato de que hoje os números são o que você herdou há quase quatro anos", escreveu Young, atualmente com 74 anos.

Conhecido pelo ativismo em causas ambientais, Neil Young também escreveu sobre a urgência do assunto: "Sua destruição irracional de nossos recursos naturais compartilhados, nosso ambiente e nossos relacionamentos com amigos em todo o mundo é imperdoável. Suas políticas, decisões e pensamentos de curto prazo continuam a exacerbar a crise climática". 

+++ LEIA MAIS: Beatles, Neil Young e Marvin Gaye: 10 discos lendários que nunca foram lançados 

Na carta aberta (confira aqui), Young também criticou o presidente dos Estados Unidos por usar músicas dele, repetidamente e sem autorização, em comícios políticos: "Toda vez que 'Keep on Rockin' in the World Free' ou uma das minhas músicas for tocada em seus comícios, espero que você ouça minha voz. Lembre-se de que é a voz de um cidadão americano pagador de impostos que não apoia você. Eu", escreveu o astro.

A publicação contou com nota de apoio a Bernie Sanders, pré-candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata: “As iniciais dele são BS. Não suas políticas". 

+++ LEIA MAIS: Bob Dylan e Neil Young cantam juntos em show após 25 anos; assista 

Young completou: "Um de seus oponentes tem respostas que eu gosto. Ele tem como objetivo preservar diretamente o futuro de nossos filhos. Ele não é popular com o a instituição democrática por que, ao contrário de todos os outros candidatos, não gosta de indústrias que aceleram o desastre climático da Terra, o fim do mundo como o conhecemos. Ele realmente está lutando pelos EUA".

Para finalizar, o astro fez referência ao slogan de Trump, "Make America Great Again"(Em tradução literal, Tornar a América Grande Novamente): "Votaremos para você sair e tornaremos a América Grande Novamente", disse Young.

Além do músico, outros artistas já declararam abertamente apoio a Sanders, entre eles Jack White, The Strokes, Vampire Weekend, Bon Iver e Portugal.


+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA

música notícia presidente músico crítica site donald trump carta aberta neil young

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’