- Anthony Hopkins em Meu Pai (Foto: Divulgação/Lionsgate)

Oscar 2021: Meu Pai conta história emocionante sobre envelhecimento com atuação brilhante de Anthony Hopkins [REVIEW]

Dirigido por Florian Zeller, filme recebeu seis indicações no prêmio

Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 22/04/2021, às 14h00

À primeira vista, Meu Pai (2020), dirigido pelo escritor Florian Zeller, parece ser um filme pouco surpreendente - sendo sincero, parecia apenas um “tapa-buraco” na cota dos oito indicados em Melhor Filme no Oscar 2021. No entanto, proporcionou uma história emocionante por meio da atuação brilhante de Anthony Hopkins.

O astro de 83 anos foi o carro-chefe do filme. Interpretou Anthony, quem sofre com a velhice e distância da filha. Conseguiu passar toda agonia, desespero e frustrações do personagem de maneira crível e emocionante. Mesmo com absurdos trazidos pelo imaginário do personagem, Hopkins nos faz pensar como tudo aquilo é real, não apenas da imaginação dele.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 curiosidades de Judas e o Messias Negro, indicado a Melhor Filme

Com toda experiência nesses anos de carreira, Hopkins mostrou como é um dos maiores atores da atualidade - talvez, da história. O ator pode roubar o favoritismo de Chadwick Boseman na premiação e levar um merecido Oscar como Melhor Ator. Porém, não é só de Anthony Hopkins que se faz um Meu Pai.

Meu Pai mostra a história de Anthony, idoso de 81 anos. O protagonista vive sozinho em um apartamento de Londres, Inglaterra e rejeita todos os cuidadores contratados pela filha, Anne (Olivia Colman). No entanto, tudo muda quando Anne anuncia que morará em Paris, França, com um novo namorado.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021 anuncia eventos especiais com performances de indicados; confira

Olivia Colman entregou um ótimo papel de Anne. Não foi o trabalho mais brilhante da carreira da atriz, mas conseguiu adicionar bastante peso e humanidade nessa história. Outros atores coadjuvantes, como Imogen Poots, Rufus Sewell, Mark Gatiss e Olivia Williams, também tiveram um belo desempenho na produção.

O responsável pelo roteiro do filme foi Christopher Hampton. A trama cheia de reviravoltas consegue te imergir na mente de Anthony, deixando o espectador tão confuso quanto o protagonista. O longa tem bastante abertura para as mais variadas interpretações e teorias.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 motivos para assistir Agente Duplo, indicado a Melhor Documentário de Longa-Metragem [LISTA]

Na verdade, a produção é uma grande reflexão sobre o processo de envelhecimento, o qual pode ser trágico, como no caso de Anthony. Existe um grande momento, talvez um dos mais importantes e tristes da narrativa, em que Zeller aborda a questão de maus tratos a idosos - e Hopkins carrega esses momentos com maestria.

Esse é realmente um problema atual, e afeta cada vez mais gente: durante a pandemia de coronavírus, o número de denúncias de violência contra idosos no Brasil cresceu 59%, segundo informações do G1. É importante tratar disso no filme porque joga uma luz sobre uma realidade escondida no Brasil e no mundo, porque esse tipo de agressão pode surgir de qualquer um.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Conheça Meu Pai, filme com Anthony Hopkins indicado a Melhor Filme

Em alguns momentos, a direção de Florian Zeller usa com maestria alguns elementos de terror, similar a filmes como Corra! (2017) e Nós (2019), mas não com a mesma intensidade. Zeller soube mostrar essa história emocionante e dar o devido destaque à atuação brilhante de Anthony Hopkins. Uma obra digna de Oscar.

Originalmente chamado The Father, é uma adaptação da peça de teatro Le Père (2012), criada pelo próprio Zeller e estrelada por Robert Hirsch (André) e Isabelle Gélinas (Anne). Em 2014, ganhou o Prêmio Molière de Melhor Peça. Em 2015, chegou ao cinema francês como Floride.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 coisas que aprendemos em Collective, indicado a Melhor Documentário [LISTA]

Com seis indicações, Meu Pai é um dos destaques do Oscar 2021. Concorre em Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Design de Produção, Melhor Edição, Melhor Ator e Melhor Filme. Segundo IMDb, o filme foi indicado a 133 prêmios, como BAFTA, Globo de Ouro e SAG Awards - venceu 24.

No Brasil, Meu Pai estreou em 8 de abril de 2021 e está disponível para compra no NOW, Itunes e Google Play. Pode ser alugado no Sky Play e Vivo Play.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 filmes para conhecer Frances McDormand, indicada como Melhor Atriz por Nomadland [LISTA]


+++ HAIKAISS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

entretenimento notícia oscar cinema Anthony olivia colman meu pai anthony hopkins oscar 2021 Florian Zeller Le Père Christopher Hampton The Father Floride

Leia também

Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais


Harvey Weinstein é hospitalizado após ter condenação de estupro anulada