- Batman vs Superman: A Origem da Justiça (foto: reprodução Warner/ DC)

Site diz que Batman Vs Superman é o filme de super-herói mais importante de todos; entenda

O ScreenRant defende os questionamentos feitos pelo filme e como a produção é debatida até hoje

Redação Publicado em 26/03/2020, às 11h02

Vários fãs nem acreditam que já fazem 4 anos da estreia de Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016). A produção de Zack Snyder ainda é um dos longas de super-heróis mais comentados até hoje. Por isso e outros motivos, o site ScreenRant defende que esse é filme de herói mais importante de todos.

Um dos méritos de Batman vs Superman é, segundo o site, capturar o ‘zeitgeist’, ou seja, o espírito da época atual. Ao dar espaço para imaginar as questões políticas e sociais que seguiriam a revelação da existência do Superman em Homem de Aço (2013). 

+++LEIA MAIS: Robert Pattinson, é você? Batmóvel é apreendido por polícia na Rússia [VÍDEO]

Ao retratar Clark Kent como um estrangeiro refugiado e mostrar como a opinião pública lida com as ações do herói, o longa buscava dar relevância ao gênero de super-heróis. A maneira como Lex Luthor incita o ódio pelo Superman no governo e no Batman também alude a polarização crescente na sociedade e os perigos que ela traz.

Outro ponto que conduz longos debates até hoje (e que o ScreenRant defende como positivo) é a representação dos dois maiores nomes da DCHá quem diga que Snyder falhou ao compreender a essência dos personagens, com um Superman passível de erros e com raiva e um Homem-Morcego que mata.

+++LEIA MAIS: Ben Affleck explica que divórcio com Jennifer Garner foi ‘o maior arrependimento da minha vida’

Essas representações desafiaram de propósito a percepção que os fãs tem dos heróis, de acordo com o site. O apelo de Bruce Wayne não é como ele mantém sem dificuldades a regra de nunca matar, mas a maneira que o Batman é  levado ao limite e tem que lidar com a quebra da regra.

O Rant relembra da defesa dos fãs de Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), filme no qual o Morcego não mata o Coringa, apesar de o vilão dizer que ele iria quebrar a única regra dele. Acontece que o herói é forçado a matar (indiretamente) o Duas-Caras.

No filme mais elogiado do Batman ele acaba matando e assume a culpa para que Gotham nunca saiba que Harvey Dent, o símbolo de justiça da cidade, havia sido corrompido.

+++LEIA MAIS: Depois dos fracassos de Batman vs Superman e Liga da Justiça, Warner usará inteligência artificial para escolher próximos filmes

No final de Batman vs Superman, apesar da representação diferente do comum, o Homem de Aço se torna um símbolo de bondade ao se sacrificar e inspira o brutal e decadente Batman a acreditar em dias melhores para a humanidade, com o heroísmo restaurado.

Por fim, o ScreenRant aponta as numerosas discussões e debates provocados pela obra até hoje, em comparação a filmes da Marvel com melhores críticas e bilheterias como a prova final da relevância de Batman vs Superman: A Origem da Justiça para o gênero de filmes de heróis.


+++ CORONAVÍRUS: DEVEMOS REALMENTE CANCELAR SHOWS E EVENTOS?

dc batman cinema notícias hq heróis zack snyder superman opinião batman vs superman

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'