- Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)

7 capitais suspendem 1ª dose de vacina contra Covid-19 por falta do imunizante

Devido à falta de imunizantes, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador e mais capitais suspenderam vacinação contra Covid-19

Redação Publicado em 26/07/2021, às 17h48

Sete capitais brasileiras suspenderam a vacinação com a primeira dose contra a Covid-19. Conforme noticiado pela Folha de S. Paulo, o motivo da ação é a falta de imunizantes para serem aplicados na população.

Pelo menos Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, João Pessoa, Belém, Florianópolis e Campo Grande estão na lista de capitais que fizeram uma pausa na imunização. A capital fluminense, segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, irá retomar a vacinação apenas na quinta, 29 de julho, após o Ministério da Saúde enviar novas doses.

+++LEIA MAIS: ‘Barco de Bolsonaro está com risco de afundar’, diz Boulos

Apesar da falta de vacina nos municípios, o ministério teria diversos imunizantes estocados. No domingo, 25, o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz afirmou que o ministério estaria acumulando 14,5 milhões de doses em estoque. Conforme publicado pelo O Globo, a pasta defende que a responsabilidade de levar as vacinas às cidades é de cada estado, não do governo federal.

Nas redes sociais, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, falou sobre a cobrança ao Ministério: "Depois do dia todo cobrando a pauta de distribuição de parte das vacinas estocadas, recebemos a previsão de entrega de pouca quantidade na terça, dia 27, e a maior quantidade na quarta, dia 28. Estamos falando de vidas!", escreveu.

O senso de urgência do @minsaude chega a impressionar. Depois do dia todo cobrando a pauta de distribuição de parte das vacinas estocadas recebemos a previsao de entrega de pouca quantidade na terça 27 e a maior quantidade na quarta 28. Estamos falando de vidas!

— Eduardo Paes (@eduardopaes) July 26, 2021

+++LEIA MAIS: ‘Está difícil’, diz Bolsonaro sobre busca por partido para eleições de 2022

As prefeituras afirmam que o motivo para a suspensão acontecerá enquanto o Ministério não enviar as doses aos municípios. Em Belém (Pará), a assessoria da prefeitura escreveu nas redes sociais: "O município aguarda a chegada de novas doses para retomar o calendário de vacinação na capital na próxima semana", escreveu a assessoria da prefeitura nas redes sociais.

Em meio às reclamações de municípios sobre a falta de doses, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou que 10 milhões de vacinas serão distribuídas aos estados e Distrito Federal.

+++LEIA MAIS: Intervalo da vacina Pfizer deve diminuir de 3 meses para 21 dias, diz Queiroga


+++ RS TRENDING | CONHEÇA OLIVIA RODRIGO: VIDA, RECORDES, SOUR E MAIS!

notícia política covid-19 Vacina vacinação dose imunização capitais suspender suspendem

Leia também

Caso seja eleito, Trump planeja enviar até 300 mil homens para a fronteira sul dos EUA


Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos


Village People ordena Donald Trump a parar de usar suas músicas


George Santos quer lei 'Nicki Minaj' para testes de vacina


Dalai Lama se desculpa após pedir para criança 'chupar sua língua'


Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA