- Avião militar alemão comporta diversos afegãos que querem sair do país (Foto: Marc Tessensohn/Bundeswehr via Getty Images)

Aeroporto de Kabul é atacado com foguetes — EUA interceptam ação; entenda

Cinco foguetes foram disparados contra aeroporto de Kabul, no Afeganistão, na véspera do fim da retirada do país

Redação Publicado em 30/08/2021, às 10h57 - Atualizado às 12h06

O aeroporto na capital do Afeganistão, Kabul, foi atacado com cinco foguetes nesta segunda, 30 de agosto. O local reúne milhares de pessoas que querem evacuar do país até dia 31 de agosto — prazo estabelecido pelo Talibã.

Ninguém foi ferido no ataque porque os Estados Unidos interceptaram os foguetes por meio de um sistema antimíssil instalado pelos militares norte-americanos no aeroporto. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque, mas as suspeitas recaem sobre o Isis-K, braço do Estado Islâmico responsável por explosões nos arredores do aeroporto na quinta, 26.

+++LEIA MAIS: Talibã, Estado Islâmico, Al-Qaeda: semelhanças e diferenças

Conforme publicado pela Folha de S. Paulo, as explosões na quinta, 26, mataram quase 200 pessoas. No domingo, os EUA levaram à óbito ao menos 6 pessoas quando atingiram com um drone um carro-bomba que estava sendo levado para aeroporto.

Apesar de o alvo ter sido o carro, afegãos afirmam que a ação causou a morte de civis, inclusive crianças. Segundo a CNN, um dos parentes falou sobre que nove integrantes de uma família não resistiram ao ataque a drone dos EUA.

+++LEIA MAIS: O que é o Talibã e como ele assumiu o controle do Afeganistão

A ação dos Estados Unidos foi condenada pelo Talibã, grupo fundamentalista islâmico que retomou o poder no Afeganistão. Segundo a organização, uso de aviões não tripulados é ilegal na nação.

Saída do Afeganistão

Desde que o Talibã assumiu o poder no Afeganistão, diversos norte-americanos e afegãos estão nos arredores do aeroporto de Kabul para conseguir evacuar do país. Segundo a Folha, os EUA afirmam que foram retirados da capital 114,4 mil pessoas desde a véspera da chegada das forças talibãs à capital.

+++LEIA MAIS: Sem estudo, trabalho, dirigir e sendo apedrejadas: a vida da mulher governada pelo Talibã

O Talibã estabeleceu que ações com militares norte-americanos no Afeganistão poderiam acontecer apenas até dia 31 de setembro — e o prazo foi mantido pelo presidente norte-americano Joe Biden, mesmo com os recentes ataques no país.

O porta-voz Zabihullah Mujahid afirmou à rede chinesa CGTN(via Folha) que, assim que o último avião norte-americano partir, o Talibã irá tomar posse do aeroporto, atualmente o único ponto da capital que não está sob controle do grupo.

+++LEIA MAIS: Por que Biden decidiu retirar soldados dos Estados Unidos do Afeganistão?


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!

notícia política EUA aeroporto Ataque afeganistão talibã kabul foquete intercepta

Leia também

Caso seja eleito, Trump planeja enviar até 300 mil homens para a fronteira sul dos EUA


Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos


Village People ordena Donald Trump a parar de usar suas músicas


George Santos quer lei 'Nicki Minaj' para testes de vacina


Dalai Lama se desculpa após pedir para criança 'chupar sua língua'


Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA