- Limpeza de ruas na Favela Vila Ipiranga, em Niterói (Luis Alvarenga/Getty Images)

Casos de covid-19 no mundo aumentam 80% devido à variante Delta, diz OMS

A OMS alerta para a transmissibilidade da Delta, que levou ao aumento em 80% dos casos mundiais de covid-19 em um mês

Redação Publicado em 30/07/2021, às 15h42

Apesar da eficácia da vacinação para barrar o avanço da pandemia de covid-19, a variante Delta é uma preocupação para governos e especialistas. A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que as infecções pela doença aumentaram 80% nas últimas quatro semanas devido à cepa.

Altamente transmissível, a Delta aumentou os casos mundialmente, e a OMS aponta para a gravidade do crescimento de infectados pela covid-19: “Os ganhos conquistados estão em risco ou perdidos, e os sistemas de saúde em muitos países estão sobrecarregados,” explicou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva de imprensa.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro perde apenas para Maduro na gestão da pandemia, dizem especialistas

Segundo o site R7, o diretor-geral explicou que as projeções das infecções por covid são preocupantes: "Novos casos de contaminação e mortes continuam a subir. Foram 4 milhões de novos casos em uma semana. Nesse ritmo, vamos ultrapassar a marca de 200 milhões de infectados em duas semanas, sendo ainda que sabemos que esse é um número subestimado."

Detectada em mais de 132 países e responsável pelo crescente número de infectados, a variante Delta é a dominante ao redor do mundo. Mike Ryan, um dos especialistas em emergências na OMS, disse: "As vacinas que atualmente são aprovadas pela OMS fornecem proteção significativa contra doenças graves e hospitalização de todas as variantes, incluindo a variante Delta."

+++LEIA MAIS: OMS vê ‘com muita tristeza’ pandemia da Covid-19 no Brasil; entenda

"Novos casos de contaminação e mortes continuam a subir. Foram 4 milhões de novos casos em uma semana. Nesse ritmo, vamos ultrapassar a marca de 200 milhões de infectados em duas semanas, sendo ainda que sabemos que esse é um número subestimado. Estamos lutando contra o mesmo vírus, mas um vírus que se tornou mais rápido e melhor adaptado à transmissão entre nós humanos, essa é a mudança", acrescentou o diretor-geral.

De acordo com Maria van Kerkhove, líder técnica da OMS no covid-19, o motivo a transmissibilidade da Delta é 50% maior que outras variantes da doença — o que explica a preocupação com o cenário mundial da pandemia.

+++LEIA MAIS: Após fala de Bolsonaro, OMS recomenda que vacinados usem máscara


+++ 15 ANOS DE GISELE BÜNDCHEN NA CAPA DA ROLLING STONE BRASIL | ENTREVISTA

notícia política covid-19 pandemia Vacina variante oms delta tedros adhanom avanço edicácia 80%

Leia também

Caso seja eleito, Trump planeja enviar até 300 mil homens para a fronteira sul dos EUA


Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos


Village People ordena Donald Trump a parar de usar suas músicas


George Santos quer lei 'Nicki Minaj' para testes de vacina


Dalai Lama se desculpa após pedir para criança 'chupar sua língua'


Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA