- Ministro da Economia Paulo Guedes (Foto: Reprodução/Globo News)

‘Esse barulho sobre instituições e democracia pode afetar economia’, diz Guedes

Segundo o ministro Paulo Guedes, a crise institucional inflada por Bolsonaro pode afetar a economia

Redação Publicado em 10/09/2021, às 17h27

O ministro da economia Paulo Guedes admitiu que a crise institucional, inflada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), pode prejudicar a situação econômica do país. A declaração foi feita nesta sexta, 10, a investidores estrangeiros.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o ministro falou sobre a crise institucional em conversa virtual com o banco Credit Suisse e transmitida pela internet para pessoas cadastradas.

+++LEIA MAIS: 'Não adianta ficar chorando', diz Paulo Guedes sobre alta na conta de luz

“Todo esse barulho sobre instituições e democracia pode afetar nossa bem posicionada economia, no sentido de que estamos prontos para avançar novamente? Minha resposta é que isso pode produzir muito barulho, desacelerar o crescimento. Mas não mudar a direção [da política econômica], estamos na direção correta,” disse Guedes.

Em 7 de setembro, após ameaças de golpe em declarações de Jair Bolsonaro, o mercado temeu por uma possível ruptura institucional, o que derrubou a bolsa, desvalorizou o real e elevou os juros, conforme explicou a Folha.

+++LEIA MAIS: ‘Novo’ horário de verão, crise hídrica e aumento da conta de luz: qual é a situação energética brasileira?

Além disso, os ataques Bolsonaro ao STF (Supremo Tribunal Federal) durante os atos tiveram outro impacto econômico: as negociações com o STF para flexibilizar o pagamento de R$ 89,1 bilhões em precatórios previstos para 2022 foram bloqueadas. Articuladores ouvidos pela Folha afirmam não haver clima para discussão da proposta, chamada de “meteoro” por Guedes.

“Eles [ministros do STF] estavam nos ajudando, quando esse barulho veio e agora estamos de volta ao mesmo lugar de antes,” afirmou o ministro. Apesar da tensão entre Poderes, Guedes afirmou que tentará conversar com o Congresso e a Suprema Corte na segunda, 13.

+++LEIA MAIS: Hidrelétricas podem parar de funcionar, diz Bolsonaro; entenda

Ao comentar sobre a escalada dos preços — o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) chegou a 9,86% no acumulado de 12 meses nesta semana —, Guedes disse:

“A sombra da escalda de inflação está sobre nós neste momento. Acho que estamos no pior momento da inflação. Acho que vai começar a desacelerar gradualmente e encerrar o ano em volta de 8%. Entre 7,5% e 8%,” explicou.

+++LEIA MAIS: 'Acabam me culpando por tudo', diz Bolsonaro sobre alta do preço da gasolina e gás

notícia presidente bolsonaro ministro situação Economia barulho declaração jair paulo guedes prejudicar

Leia também

Caso seja eleito, Trump planeja enviar até 300 mil homens para a fronteira sul dos EUA


Morre Astrud Gilberto, voz global da Bossa Nova, aos 83 anos


Village People ordena Donald Trump a parar de usar suas músicas


George Santos quer lei 'Nicki Minaj' para testes de vacina


Dalai Lama se desculpa após pedir para criança 'chupar sua língua'


Deputado conservador compara pessoas trans a X-Men nos EUA