Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Matrix Resurrections: estreia, trailer e tudo o que sabemos sobre sequência com Keanu Reeves [LISTA]

Franquia de ficção científica iniciada em 1999, Matrix Resurrections chega ainda em 2021

Redação Publicado em 25/08/2019, às 12h00 - Atualizado em 10/12/2021, às 10h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôster Matrix: Resurrections (Foto: Reprodução)
Pôster Matrix: Resurrections (Foto: Reprodução)

Mais uma produção da franquia Matrix está a caminho. Lançado em 1999, o clássico estrelado por Keanu Reeves e Laurence Fishburne tornou-se um dos filmes de ação e de ficção científica mais consagrados do cinema - e até hoje se mantém relevante. Porém, as sequências Matrix Reloaded e Matrix Revolutions não foram muito bem recebidas pela crítica, mas renderam boa bilheteria.

Em conversa com a Rolling Stone EUA, nos anos 2000, Reeves afirmou como se interessou imediatamente pela história de Neo, sempre se perguntando: "Qual é a verdade?" Além disso, gostava de artes marciais. "Faço filmes de kung-fu," afirmou na época. “É divertido. Lutas falsas são divertidas."

+++LEIA MAIS: Laurence Fishburne lamenta não estar em Matrix 4: 'Não tenho resposta para isso'

Em 2019, Matrix celebrou o 20º aniversário, e o anúncio de um novo filme da franquia veio em tempo. Mas o que já sabemos sobre a data de lançamento, elenco e enredo de Matrix 4?


Título oficial de Matrix Resurrections

Durante painel da Warner na CinemaCon, maior evento de proprietários de cinemas do mundo, na última terça, 24, o estúdio revelou o nome oficial da produção: The Matrix Resurrections. Até o momento, o título não foi traduzido para o português brasileiro.

+++LEIA MAIS: Keanu Reeves realmente gostou de Matrix Revolutions?


Lançamento de Matrix Resurrections

A Warner Bros. Pictures confirmou a estreia de Matrix Resurrectionspara o dia 22 de dezembro de 2021. Anteriormente, a data foi alterada para não coincidir com o lançamento de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, previsto para o dia 16 de dezembro. Veja abaixo:


Cena revelada de Matrix Resurrections

Além de revelar o título, Warner também mostrou uma cena de Matrix 4 na CinemaCon, segundo Cinema Blend. O trecho começa com Neo (Keanu Reeves) sentado no consultório do terapeuta, interpretado por Neil Patrick Harris. O protagonista teve sonhos estranhos e, embora não saiba disso, o público imediatamente percebe como ele sonha com as experiências de ser o salvador da humanidade.

+++LEIA MAIS: Como foi o treinamento para Matrix 4? Jessica Yu Li Henwick responde

Prosseguindo com o tópico, há uma cena na qual Neo encontra a mulher anteriormente conhecida como Trinity (Carrie-Anne Moss), e, quando apertam as mãos, há uma sensação de familiaridade responsável por atingir ambos.


Qual é o enredo de Matrix Resurrections?

Matrix Resurrections ainda está sob muitos segredos. Sobre o enredo, temos teorias. Segundo uma delas, publicada no Reddit, Matrix Revolutions deu uma pista sobre a produção: a Matrix teria sido aperfeiçoada e reinicializada em uma Quarta Era, conhecida apenas como Neo Matrix.

+++LEIA MAIS: Matrix: 4º filme da franquia é 'ambicioso', segundo Yahya Abdul-Mateen II

Segundo a especulação, o personagem de Keanu Reeves passaria a existir como um ser híbrido, uma mistura de homem e máquina, com a missão de retornar e salvar almas perdidas a partir da experiência.


Morpheus estará em Matrix Resurrections? 

Um dos personagens mais essenciais da franquia, Morpheus não será interpretado por Laurence Fishburne na nova sequência.

+++ LEIA MAIS: Como Keanu Reeves tornou-se famoso em Hollywood?

No entanto, isso não significa que o personagem não estará presente. Em Matrix Resurrections, somos apresentados a uma versão mais jovem de Morpheus, agora interpretado por Yahya Abdul-Mateen II. Confira:


Quem vai estrelar Matrix Resurrections?

Atores como Keanu Reeves (Neo), Carrie-Anne Moss (Trinity) e Jada Pinkett Smith (Niobe) retornam à franquia. No entanto, Laurence Fishburne - cujo personagem, Morpheus, foi um dos únicos sobreviventes a ver a liberdade de Zion em Matrix Revolutions - não deve retornar à saga, pois o personagem aparecerá no novo filme em uma versão mais jovem, interpretada por Yahya Abdul-Mateen II

+++LEIA MAIS: Laurence Fishburne lamenta não estar em Matrix 4: 'Não tenho resposta para isso'

Porém, o elenco contará com diversas novidades e nomes de peso, como Christina Ricci, Jessica Henwick, Ellen Hollman, Priyanka Chopra Jonas, Jonathan Groff, Yahya Abdul-Mateen II e Neil Patrick Harris. Nenhum deles teve papel revelado na trama de Matrix Resurrections até o momento

Cena de Matrix


Quem está por trás de Matrix Resurrections?

A co-criadora de Matrix, Lana Wachowski, escreve, dirige e produz o novo filme. A irmã, Lilly, estava ocupada com outros projetos. Dessa forma, Lana é a primeira cineasta abertamente transgênero a comandar um blockbuster em Hollywood.

+++LEIA MAIS: Matrix 4: Quanto Keanu Reeves recebeu para viver Neo novamente?

O roteiro de Matrix 4 conta, também, com a participação do ensaísta Aleksandar Hemon (Love Island, Sense8) e do escritor David Mitchell (Peep Show). É a primeira vez na qual roteiristas convidados participam da franquia.

Lana Wachowski
Lana Wachowski (Foto: Paul A. Hebert/Invision/AP File)

Matrix Resurrections será um reboot?

Não será um reboot, mas uma continuação, porque dois integrantes do elenco original estão garantidos no filme: Keanu Reeves (Neo) e Carrie-Anne Moss (Trinity).

+++LEIA MAIS: Neil Patrick Harris ficou muito surpreso com filmagens de Matrix 4

Como os atores estão mais velhos, não faria sentido voltar no tempo para uma prequel. Dada a tendência cronológica, os acontecimentos devem se passar cerca de 15 ou 20 anos depois de Matrix Revolutions.


Teaser de Matrix Resurrections

Para aquecer ao trailer lançado nesta quinta, 9, Warner liberou teaser duas pílulas, uma vermelha e uma azul. Além disso, o estúdio reativou o site whatisthematrix - e cada comprimido no link revela um teaser trailer com visuais pré-selecionados e pré-aprovados intercambiáveis e com narração.

+++LEIA MAIS: Matrix 4: Prévia interativa revela imagens inéditas de Keanu Reeves no filme; veja


Trailer de Matrix Resurrections

Finalmente, Warner revelou o trailer oficial de The Matrix Resurrections nesta quinta, 9. A prévia mostra Keanu Reeves em ação como Neo, além dos vislumbres dos personagens de Carrie-Anne Moss (Trinity), Yahya Abdul-Mateen II, Jessica HenwickNeil Patrick Harris, Jonathan Groff, entre outros. Veja abaixo:


Segundo trailer

No novo trailer, divulgado nesta segunda, 6, Neo (Keanu Reeves) mostra todas suas habilidades e demonstra como ainda sabe lutar kung-fu. Confira:


Classificação Indicativa

A classificação indicativa de Matrix: Resurrections nos EUA foi, finalmente, anunciada. O quarto filme da franquia não será recomendado para menores de idade no país. A classificação repete a dos três primeiros filmes da franquia.

De acordo com o Film Ratings, o longa recebeu "Classificação R para violência e linguagem"; o que significa que menores de 17 anos só poderão assistir ao filme de Keanu Reeves acompanhados dos pais ou responsáveis.


Pôster

Matrix: Resurrections ganhou nesta quarta, 17, um novo pôster que reúne personagens novos e velhos da franquia. Veja: 

pôster matrix
Pôster Matrix: Resurrections (Foto: Reprodução)

Mais um pôster

Em 19 de novembro, a Warner divulgou mais um pôster de Matrix Resurrections. A imagem dá destaque aos personagens Neo (Keanu Reeves) e Trinity (Carrie-Anne Moss), originais da franquia. Confira:

pôster de matrix


Fotos inéditas

Uma nova matéria da Entertainment Weekly divulgou novas fotos de Matrix Resurrections. Nas imagens, se vê a nova versão de Morpheus, vivida por Yahya Abdul-Mateen III, personagens estreantes como Bugs e figuras interpretadas por Toby Onwumere, Eréndira Ibarra e Jonathan Groff.

Confira: 

cena inédita de matrix 4

cena inédita de matrix 4

cena inédita de matrix 4

cena inédita de matrix 4

cena inédita de matrix 4


Pré-venda de ingressos 

A Warner Bros. anunciou que a pré-venda de ingressos no Brasil começará dia 9 de dezembro. 


Exibição inédita de Matrix (1999)

A Warner Bros. também anunciou sessões inéditas de Matrix (1999), as quais começarão no mesmo dia da pré-venda. 


Novo teaser

Em novo teaser de Matrix Resurrections, divulgado nesta quarta, 1 de dezembro, Neo (Keanu Reeves) tem um déjà vu que faz um paralelo entre os filmes anteriores da franquia; confira:


Novo pôster para Imax

Nesta segunda, 6, Matrix Resurrections ganhou um novo pôster para Imax. A imagem enigmática mostra dois personagens frente a frente; confira: 


Cena inédita

Durante o Game AwardsMatrix Resurrections teve uma cena inédita divulgada. Nela, o personagem de Keanu Reeves, Neo, revisita o passado como forma de conforto e nostalgia; confira abaixo: