Keanu Reeves, data de lançamento e enredo: o que sabemos sobre Matrix 4?

Franquia de ficção científica iniciada em 1999 está de volta

Redação Publicado em 25/08/2019, às 12h00

None
Keanu Reeves como Neo (Foto:Reprodução)

Agora é oficial: mais uma produção da franquia Matrix está a caminho.

Lançado em 1999, o clássico estrelado por Keanu Reeves e Laurence Fishburne tornou-se um dos filmes de ação e de ficção científica mais consagrados do cinema - e até hoje se mantém relevante.

Enquanto isso, as sequências Matrix Reloaded e Matrix Revolutions não foram muito bem recebidas pela crítica, mas ainda renderam uma boa bilheteria.

Em uma conversa com a Rolling Stone EUA, nos anos 2000, Reeves afirmou que ele havia se interessado imediatamente pela história de Neo, sempre se perguntando "Qual é a verdade?". Além disso, ele gostava de artes marciais. "Eu faço filmes de kung-fu", ele disse na época. “É divertido. Lutas falsas são divertidas."

Em 2019, Matrix celebra seu 20º aniversário, e o anúncio de um novo filme da franquia veio em tempo. Mas o que já sabemos sobre a data de lançamento, elenco e enredo de Matrix 4?

Quando vai ser lançado?

A data de lançamento do filme ainda não foi confirmada, mas fontes sugerem que o longa começará a sair do papel no primeiro semestre de 2020. Sua estreia, portanto, não deve acontecer antes de meados de 2021.


Qual é o enredo?

Matrix 4 está em uma fase de desenvolvimento muito inicial. Tudo o que temos, até então, são teorias. Segundo uma delas, publicada no site Reddit, Matrix Revolutions deu uma pista sobre o próximo filme: a Matrix teria sido aperfeiçoada e reinicializada em uma Quarta Era, a Neo Matrix.

O personagem de Keanu Reeves passaria a existir como um ser híbrido, uma mistura de homem e de máquina, com a missão de retornar e salvar almas perdidas a partir de sua experiência.


Quem vai estrelar o filme?

Keanu Reeves reprisará seu papel de Neo e Carrie-Anne Moss retornará como Trinity. No entanto, ainda não está claro se Laurence Fishburne, cujo personagem, Morpheus, foi um dos únicos sobreviventes a ver a liberdade de Zion em Matrix Revolutions, terá participação no novo projeto.


Trinity e Neo em Matrix (Foto: Reprodução)


Quem está por trás do projeto?

A co-criadora de Matrix, Lana Wachowski, escreve, dirige e produz o novo filme. Sua irmã, Lilly, vem trabalhando em outros projetos, por isso seu envolvimento é improvável. Dessa forma, Lana é a primeira cineasta abertamente transgênero a comandar um blockbuster em Hollywood.

O roteiro de Matrix 4 conta, também, com a participação do ensaísta Aleksandar Hemon (Love Island, Sense8) e do escritor David Mitchell (Peep Show). É a primeira vez que roteiristas convidados participam da franquia.


Lana Wachowski (Foto: Paul A. Hebert/Invision/AP File)


Será um reboot?

Não será um reboot, mas uma continuação. Até porque dois integrantes do elenco original estão garantidos no filme: Keanu Reeves (Neo) e Carrie-Anne Moss (Trinity).

Como os atores estão mais velhos, não faria tanto sentido voltar no tempo para uma prequel. Dada a tendência cronológica, os acontecimentos devem se passar cerca de 15 ou 20 anos depois de Matrix Revolutions.


Vai se chamar Matrix 4?

A tendência é que não seja, visto que Matrix Reloaded e Matrix Revolutions tiveram nome próprio, sem numeral.


+++ De Djonga a Metallica: Scalene escolhe os melhores de todos os tempos