Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Eleven criou o Mundo Invertido em Stranger Things?

Teoria de fãs aponta que o universo paralelo pode representar os traumas da personagem

Redação Publicado em 23/03/2020, às 14h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Stranger Things (Foto: Reprodução)
Stranger Things (Foto: Reprodução)

A origem do Mundo Invertido em Stranger Things, da Netflix, ainda não foi esclarecida nas três temporadas da série. Na tentativa de resolver o mistério, fãs compartilharam no Reddit uma teoria e apontam Eleven como a criadora da dimensão paralela. As informações são do ScreenRant.

Segundo a teoria, o Mundo Invertido é a manifestação dos traumas de Eleven, abusada desde os primeiros anos da infância em diversos experimentos no Laboratório Nacional da Hawkins. Como a série mostra, Terry Ives, mãe de El, era parte de um programa governamental conhecido como MKUltra e foi submetida a experiências envolvendo drogas psicodélicas e privação sensorial. Por isso, Eleven nasceu com habilidade psicocinéticas.

+++ LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre a 4ª temporada de Stranger Things até agora: trailers, lançamento e teorias

Separada da mãe, Eleven tinha o Dr. Brenner como figura paterna, mesmo sendo submetida a diversos tipos de experimentos para explorar a dimensão dos poderes adquiridos. Nesse período, El era mantida em celas solitárias por longos períodos de tempo, entre outras rotinas traumáticas.

Na teoria dos fãs, o Mundo Invertido é a manifestação física dos traumas de Eleven. Nesse cenário, o Demogorgon e as demais criaturas da dimensão paralela seriam representações dos abusadores da protagonista. Na primeira temporada, a passagem para o Mundo Invertido foi aberta após Eleven entrar em contato com o Demogorgon, e essa experiência pode ter sido o gatilho para a materialização do Mundo das Sombras.

+++ LEIA MAIS: Melhores e piores teorias sobre o retorno de Jim Hopper para Stranger Things 4: de MCU a poderes da Eleven

Criaturas como O Devorador de Mentes, Demogorgon e demodogs seriam a representação de Dr. Brenner e assistentes, responsáveis pelos traumas da menina. A aparência sombria do Mundo Invertida representaria a solidão vivenciada por Eleven durante o período cativa nos laboratórios.

Uma evidência do poder de Eleven sobre as criaturas do Mundo Invertido está na cena final da primeira temporada de Stranger Things. Apesar de atraído por sangue, o Demogorgon não reage da mesma maneira ao sangramento nasal de El. Se a teoria for verdadeira, uma das únicas maneiras para fechar a passagem de uma vez por todas pode ser com a morte da personagem.

A quarta temporada de Stranger Things está confirmada.


+++ GUNS N" ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA