Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Fotógrafa dos Beatles, Fiona Adams morre aos 84 anos

A fotógrafa também fez retratos de outras lendas da música, como Jimi Hendrix e Bob Dylan

Redação Publicado em 10/07/2020, às 13h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fiona Adams (Foto: Reprodução / Twitter)
Fiona Adams (Foto: Reprodução / Twitter)

A fotógrafa Fiona Adams, conhecida por tirar umas das fotos mais icônicas dos Beatles, morreu aos 84 anos no dia 26 de junho, segundo informações da BBC. A morte foi confirmada pelo filho dela, Karl

Formada pela Ealing College of Art and Technology - sendo a única mulher da turma, Fiona trabalhou como assistente de Douglas Glass, do Sunday Times, participou da produção de documentário até chegar na revista Boyfriend, de acordo com o The Guardian.  

Ao longo dos anos 1960, Fiona fotografou inúmeras celebridades, como Jimi Hendrix e Bob Dylan. Mas a fotógrafa entraria para a história com um retrato do maior quarteto do momento, os Beatles.

+++LEIA MAIS: Astrid Kirchherr, fotógrafa dos Beatles, morre aos 81 anos

Em 1963, a fotógrafa acompanhou o Fab Four em um passeio por um local histórico de Londres, que foi bombardeado durante a guerra. Então, a artista pediu para os músicos se posicionarem no topo de uma cratera e pediu para eles pularem o mais alto possível. 

“Eu nem pensei em checar se era seguro ou não”, disse Fiona, segundo a NME

Ela continuou: “Eu lutei para entrar na cratera com meu pesado estojo de câmera. Tinha uma pilha de tijolos caídos e detritos no fundo. Os garotos fizeram a parte deles e ficaram de pé - em uma bela silhueta contra o céu e os prédios. E preparei minha câmera e gritei: ‘um, dois, três - pulem!’. E eles pularam - duas vezes”.

+++LEIA MAIS: Beatles: Lennon, Ringo e George investigam morte de Paul McCartney em HQ psicodélica

As fotografias foram publicadas na revista Boyfriend e, mais tarde, uma delas foi escolhida por John Lennon para estampar a capa do primeiro EP da banda no Reino Unido, Twist And Shout

O retrato ainda seria descrito como “uma das imagens mais marcantes da cultura do século XX” por Terence Pepper, curador da coleção fotográfica do National Portrait Gallery, que incluiu o trabalho de Fiona na exposição Beatles to Bowie: The 60s Exposed, de 2009.

A morte da fotógrafa ganhou repercussão no Twitter e alguns usuários compartilharam os retratos mais famosos de Fiona Adams na rede social. Confira:


+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO