Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Glee, American Horror Story e mais: 10 séries para entender o universo de Ryan Murphy

Pela escrita rápida, diálogos ácidos e imagens incríveis, o diretor se tornou um dos mais famosos no ramo de entretenimento

Malu Rodrigues I @amalu.rodrigues Publicado em 19/10/2020, às 18h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Glee, American Horror Story e Rached (Fotos: Reprodução)
Glee, American Horror Story e Rached (Fotos: Reprodução)

A Netflix divulgou recentemente que Ratched, nova série de Ryan Murphy para o streaming, se tornou a temporada de estreia mais assistida no ano. 

A produção entra para a lista de seriados criados por Murphy que são, simplesmente, viciantes. Pela escrita rápida, diálogos ácidos e imagens incríveis, o cineasta se tornou um dos mais famosos do ramo de entretenimento.

+++ LEIA MAIS: +++LEIA MAIS: Conheça Um Estranho no Ninho, clássico que dá origem à nova série de Sarah Paulson, Ratched

No currículo, ele tem 32 nomeações no Emmy e seis prêmios. A potência de Murphy também é revelada por ele ter assinado o maior acordo de desenvolvimento da história da televisão com a Netflix. A partir de 2021, o diretor tem mais quatro séries planejadas.

Conhecido pelas antologias e momentos musicais, Murphy inventou narrativas fantásticas na TV e se mostrou um camaleão dentro dos diversos gêneros do entretenimento.

Com tantos trabalhos viscerais, a Rolling Stone Brasil selecionou 10 séries para entender o universo de Ryan Murphy. Confira a lista:


Nip/Tuck (2003–2010)

Nip/Tuck foi a primeira série de sucesso do cineasta. Divulgada pelo FX, o drama médico foca no centro de cirurgia estética McNamara/Troy. Com imagens gráficas e por vezes violentas, a produção também revela a vida profissional e pessoal dos médicos e pacientes da clínica.

O seriado recebeu 45 indicações a premiações importantes, ganhando um Globo de Ouro e um Emmy.


Glee (2009–2015)

Um dos dramas adolescentes mais famosos dos últimos anos que marcou uma geração, Glee mostrou todos os conflitos internos e externos de um grupo no colégio. Com seis temporadas repletas de covers incríveis e emocionantes, foi indicada a 194 prêmios e ganhou 78.

+++ LEIA MAIS: Saudade de Glee? 6 filmes para quem ama a série, de High School Musical a Escolha Perfeita


American Horror Story (2011–presente)

Um dos diferenciais de American Horror Story é que Murphy cria a cada nova temporada uma narrativa diferente vivida pelos mesmos atores. Além disso, os personagens apresentados são memoráveis para quem gosta de terror.

+++ LEIA MAIS: As 9 temporadas de American Horror Story: da pior para a melhor [LISTA]

O sucesso da produção é tanto que ela foi renovada para mais três temporadas pela FX.


Scream Queens (2015–2016)

Com um elenco bem surpreendente (incluindo Ariana Grande e Lea Michele, estrela de Glee), Scream Queens se apresentou como uma comédia satírica de slasher.

A produção segue um grupo da fraternidade Kappa Kappa Tau que é atormentada por um serial killer. Para tudo ficar ainda mais assustador, o assassino usa o mascote da universidade como um disfarce para matar quem apareça pela frente.

+++ LEIA MAIS: Mansão da série American Horror Story é mal-assombrada na vida real, diz site


Feud (2017)

A minissérie de docudrama destaca a relação real e conturbada das atrizes Joan Crawford e Bette Davis, durante as filmagens do thriller What Ever Happened to Baby Jane?

+++LEIA MAIS: Ama Umbrella Academy? Conheça 11.22.63, série de Stephen King


9-1-1 (2018–presente)

A série segue a vida dos primeiros respondentes de Los Angeles, que inclui policiais, paramédicos, bombeiros e despachantes. Pelo sucesso e críticas positivas, a produção ganhou o spin-off 9-1-1: Lone Star, protagonizado por Rob Lowe e Liv Tyler.


Pose (2018–presente)

O drama apresenta cultura Ballroom de Nova York nos anos 1980 e 1990. Os personagens são dançarinos e modelos que competem por troféus e reconhecimento na cultura underground, enquanto lidam com as próprias questões e desafios sociais.

+++ LEIA MAIS: ‘Come on, vogue’: Qual a importância de Madonna para o voguing - e por que a cultura ballroom vai muito além da cantora


The Politician (2019–presente)

Com uma estética incrível e câmeras inquietas, The Politician mostra o plano do estudante milionário Payton Hobart (interpretado por Ben Platt) em se tornar presidente dos Estados Unidos. A comédia dramática apresenta todos os lados do jogo político e como todos são influenciados pelo mundo manipulador.


Hollywood (2020)

A minissérie dramática revela os desafios de um grupo de aspirantes a atores e cineastas que tentam alcançar o auge do sucesso durante a Idade de Ouro de Hollywood no pós-Segunda Guerra Mundial.

+++ LEIA MAIS: Astro de The Big Bang Theory ficou irreconhecível para Hollywood, nova série da Netflix: ‘Me senti transformado’


Ratched (2020–presente)

Ratched é a nova série de Murphy para a Netflix, que serve como um spin-off do clássico Um Estranho no Ninho (1975). A produção revela os eventos da vida da enfermeira Mildred Ratched antes dos acontecimentos abordados no longa.

+++LEIA MAIS: Conheça Um Estranho no Ninho, clássico que dá origem à nova série de Sarah Paulson, Ratched


+++ XAMÃ: ‘SE VOCÊ NÃO SENTE NADA COM UMA MÚSICA, É PORQUE TEM ALGUMA COISA ERRADA' | ROLLING STONE BRASIL