Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Jimmy Page e Van Morrison gravaram juntos hit 'Baby Please Don't Go', do Them, em 1964; ouça

Guitarrista do Led Zeppelin era músico contratado na sessão

Redação Publicado em 26/03/2020, às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jimmy Page em 1977, durante apresentação do Led Zeppelin no festival Day on the Green, em Oakland, Califórnia (Foto: Michael Zagaris Photography LLC e Reel Art Press)
Jimmy Page em 1977, durante apresentação do Led Zeppelin no festival Day on the Green, em Oakland, Califórnia (Foto: Michael Zagaris Photography LLC e Reel Art Press)

Antes de formar o Led Zeppelin, Jimmy Page trabalhou em sessões de diversas bandas, nos anos 1960, como músico contratado. Muitas vezes, o trabalho do guitarrista nem chegou ao material final, como no caso da música “I Can’t Explain”, do The Who. A presença de Page nas gravações do single “Baby Please Don’t Go”, do Them, dividiu opiniões na banda de Van Morrison, como lembra o site CheatSheet.

Músicos nem sempre ficam felizes com a presença de contratados para tocar nas gravações de uma música. Billy Harrison, guitarrista do Them, comentou que a presença de Page causou certo desconforto e resmungos no estúdio.

+++ LEIA MAIS: A primeira aparição de Jimmy Page na TV foi aos 13 anos, em um show de talentos; assista

Page não era o único músico contratado nas gravações. O baterista Bobby Graham confirmou a versão de Harrison. “O vocalista, Van Morrison, era muito hostil, pois não queria músicos contratados nas gravações. Lembro-me do maestro, Arthur Greenslade, dizendo que estávamos lá apenas para ajudar. Ele se acalmou, mas não gostou”, disse Graham ao jornal The Independent.

Morrison, porém, relembra a sessão de outra maneira. "Amei, isso não me incomodou", relembrou o cantor à Louder, em 2015. "Jimmy estava tocando uma guitarra de seis cordas desafinada, então ele está dobrando a parte do baixo; quando desce, ele está tocando atrás do vocal. É uma guitarra um tom abaixo, mas soa como um baixo.”

+++ LEIA MAIS: Por que o Led Zeppelin só teve uma música a chegar no top 10?

Page parece não guardar ressentimentos. "Minha primeira impressão de Van Morrison foi que ele era um cantor fantástico", contou a Cameron Crowe. “Não, eu retiro isso. Eu pensei que ele era um cantor muito sujo. Tudo o que ele fazia tinha um grande par de bolas.”


+++ CORONAVÍRUS: DEVEMOS REALMENTE CANCELAR SHOWS E EVENTOS?