Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Jimmy Page revela qual é o próprio solo de guitarra favorito - e não é o de Stairway to Heaven

"Se todo mundo diz que é o meu melhor solo, isso é ótimo, mas há outros que eu prefiro", disse o músico em entrevista

Redação Publicado em 19/01/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jimmy Page em 1977, durante apresentação do Led Zeppelin no festival Day on the Green, em Oakland, Califórnia (Foto: Michael Zagaris Photography LLC e Reel Art Press)
Jimmy Page em 1977, durante apresentação do Led Zeppelin no festival Day on the Green, em Oakland, Califórnia (Foto: Michael Zagaris Photography LLC e Reel Art Press)

"Qual é o seu solo de guitarra favorito de Jimmy Page?", se você é um fã de Led Zeppelin provavelmente já teve essa discussão com alguns amigos desde quando o segundo disco de estúdio, Led Zeppelin II, foi lançado no final de 1969. No entanto, o debate não chegou ao fim até hoje e tudo indica que ele não terminará. 

+++ LEIA MAIS: Jimmy Page republica anúncio melancólico do fim do Led Zeppelin depois da morte de John Bonham; veja

Em 2016, um painel formado por críticos, guitarristas e fãs de rock votou sobre o assunto na revista Classic Rock. Na verdade, a publicação pediu para que todos votassem no "melhor solo de guitarra de todos os tempos" e Page venceu o trabalho de David Gilmour e Jimi Hendrix com "Stairway to Heaven". 

+++ LEIA MAIS: Qual foi a reação de Gary Clark Jr. ao ser comparado com Jimi Hendrix por Eric Clapton?

O resultado da votação não é uma grande surpresa, afinal, o solo magistral de Page tem uma legião de fãs e admiradores. No entanto, seguindo estritamente os solos de guitarra, o próprio Page não concorda que o de "Stairway" é o melhor. Pelos comentários do músico, fica claro que ele classifica o trabalho na faixa de abertura de Presence como igual a - ou ainda melhor que - "Stairway"

+++ LEIA MAIS: Jimmy Page queria a volta do Led Zeppelin, mas a banda aprendeu "uma dura lição nos anos 1980"

O Classic Rock pediu a opinião do guitarrista sobre a votação. "Stairway To Heaven é o meu melhor solo de guitarra do Zeppelin? Não, mas é muito bom", respondeu. 

Segundo o guitarrista, "o solo foi feito muito rapidamente". 

"Na verdada, já havia camadas por baixo, o gargalo que você pode ouvir era antes do solo", observou Page. "Você pode salvar três faixa para colocar solos de guitarra, o que significa que você pode ter duas ou três e escolher a melhor". 

+++ LEIA MAIS: Algoritmo cria playlist para cachorro de Ozzy Osbourne com AC/DC, Led Zeppelin e mais; veja

Na mesma entrevista, Page apontou para o trabalho épico em "Achilles Last Stand". 

"['Achilles'] foi irritante. Tentar replicar, ou pelo menos obter uma boa média de todas as partes de guitarra do disco". 

De fato, a "sinfonia das guitarras" que ele organizou na faixa de abertura do Presence pode ser considerada a maior conquista de Page como compositor e músico.

Claro que ele não quer decepcionar os fãs que acham que o solo de "Stairway" está no topo. "Se todo mundo diz que é o meu melhor solo, isso é ótimo, mas há outros que eu prefiro". Para ele, o solo de "Aquiles" está sim no mesmo nível de "Stairway". 

+++ LEIA MAIS: Antes de se tornar o líder do Led Zeppelin, Robert Plant se ofereceu para ser o vocalista do The Who; entenda

"O solo de 'Achilles Last Stand' tem a mesma tradição que o solo de 'Stairway'", disse em 1977. "É nesse nível para mim."

Uma das razões pelas quais ele pode preferir o solo de "Achilles" é o empenho que ele teve na faixa, e no álbum no geral. Além disso, o solo é incrivelmente longo (3:40 até 5:15). 

Neste registro, Page trabalhou por 18 dias no estúdio da banda e certificando-se de que estava tocando da melhor maneira possível. 

 "Eu sabia que tinha que ser muito bom". 

+++ LEIA MAIS: O que John Lennon achava do Led Zeppelin depois do fim dos Beatles?


 +++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 1), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL