Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Kevin Smith diz que “se sentiu enjoado” quando Harvey Weinstein lhe telefonou para pedir ajuda

Uma semana antes de ser oficialmente acusado de má conduta sexual, Weinstein recorreu ao ex-colega de trabalho

Redação Publicado em 03/10/2019, às 10h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem com Kevin Smith (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP) e Harvey Weinstein (Chris Pizzello/Invision/AP)
Montagem com Kevin Smith (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP) e Harvey Weinstein (Chris Pizzello/Invision/AP)

O cineasta, ator e roteirista de quadrinhos norte-americano Kevin Smith disse que "se sentiu enjoado" quando descobriu as acusações de abuso sexual contra o produtor Harvey Weinstein, que o havia chamado na semana anterior para lhe pedir um favor.

Smith e Weinstein trabalharam juntos em produções como O Balconista (1994), Dogma (1999), O Balconista 2 (2006) e Pagando Bem, Que Mal Tem? (2008). Veja abaixo.


Harvey Weinstein e Kevin Smith em 2008 (Foto: AP Photo/Matt Sayles)

Durante uma entrevista para o site Business Insider, Smith revelou que, uma semana antes do jornal The New York Times publicar uma matéria acusando Weinstein de má conduta sexual (a qual ele sempre "negou inequivocamente"), o produtor lhe telefonou de repente.

"Eu disse: 'Ei, como vai?' E ele disse: 'Sabe, nós temos [o filme] 'Dogma', e eu acabei de perceber que precisamos divulgá-lo novamente", contou o cineasta.

E continuou: "Eu respondi: 'Nós precisamos mesmo! As pessoas sempre perguntam onde podem obtê-lo.' E ele respondeu 'Sabe, esse filme teve um grande elenco, podemos até fazer uma sequência.' E eu fiquei tipo 'Sim, cara, eu posso pensar sobre isso.' E ele disse: 'Vamos conversar!' Uma semana depois, a história do New York Times é revelada. Eu me senti mal."

+++ Leia mais: Brad Pitt ameaçou matar Harvey Weinstein por assédio a Gwyneth Paltrow

Smith também revelou que, ao conversar com integrantes da equipe Miramax, co-fundada pelos irmãos Weinstein, Harvey e Bob, ele percebeu que não havia sido o único a quem Weinstein havia recorrido.

"Ele estava começando a rondar as possibilidades", afirmou. "Ele queria saber quem ainda era parceiro, porque a vida dele estava prestes a mudar completamente. E eu costumava ser um cara que o defendia. Até escrevi um artigo para a Variety dizendo o quão bom ele é como produtor enquanto as pessoas diziam 'Harvey perdeu o jeito'."

"Existem pessoas que são as verdadeiras vítimas aqui, mas, sendo honesto, senti como se alguém estivesse usando algo que eu ama para provocar uma reação em mim", concluiu o cineasta.

Weinstein foi acusado de estupro, abuso e má conduta sexual por mais de 80 mulheres. Liberto sob uma fiança de US$ 1 milhão, ele concordou em usar um monitor eletrônico e render seu passaporte. O julgamento está marcado para janeiro de 2020.