Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

O dia em que 100 fãs invadiram Abbey Road para ver os Beatles gravarem

Na era beatlemania, algumas fãs tentaram invadir o estúdio para ver o icônico quarteto de perto

Redação Publicado em 27/08/2019, às 18h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
The Beatles (Foto: Apple Corps LTD)
The Beatles (Foto: Apple Corps LTD)

Quando os fãs dos Beatles pensam na era Beatlemania, grande parte relaciona a época com "I Want to Hold Your Hand", assinatura oficial dos anos 1964. Claro que existem boas razões para isso. Afinal, essa foi a primeira faixa do icônico quarteto a atingir o número um no topo das paradas na América. 

No entanto, os Beatles tiveram vários hits no topo no Reino Unido em fevereiro de 1964. "Please Please Me" foi o primeiro grande sucesso da banda nas paradas e conquistou o segundo lugar em 1963. Dois meses depois, "From Me to You" se tornou o primeiro single no topo das paradas do quarteto.

+++ LEIA MAIS: Beatles no cinema sem os Beatles? Cinco filmes que levam o nome de músicas da banda [LISTA]

Em julho do mesmo ano, os Beatles se tornaram a força dominante dentro do pop britânico e foram para os estúdio Abbey Roadpara gravar o próximo sucesso, "She Loves You". Antes de iniciarem a sessão de gravação, a banda tirou algumas fotos do lado de fora.

Ao retornarem, viram alguns fãs gritando e tentando invadir o prédio passando pela segurança. Uma das garotas realmente conseguiu entrar no estúdio. 

Antes do conceito de Beatlemania existir, ninguém esperava que diversos fãs de música (principalmente garotas jovens) seriam capazes de ultrapassar os seguranças da banda. Mas em 1963, apenas cinco policiais de Londres conseguiram segurar cerca de 100 fãs do lado de fora do estúdio de gravação. 

+++ LEIA MAIS: Disco Abbey Road, dos Beatles, ganha versão extendida e remasterizada no aniversário de 50 anos

No edíficio que abrigava os estúidos da EMI, a segurança ainda era mais reduzida. Em determinado dia, cinco pessoas e a equipe de segurança foram atropelados por dezenas de fãs dos Beatles.

Geoff Emerick, engenheiro de som do disco Revolver, descreveu a cena caótica em seu livro de memórias, Here, There and Everywhere

Enquanto verificavam os microfones, a equipe de apoio dos Beatles informou que o prédio estava caótico. Quando John Lennon questionou sobre o que ele estava falando, "a porta do estúdio abriu e uma adolescente correu direto para Ringo Starr completamente desnorteada". 

Os Beatles ficaram espiando a situação em uma frecha da porta e viram "várias garotas histéricas e gritando correndo pelos corredores". 

Essa energia frenética fez com que os Beatles atingissem o auge no dia para gravar "She Loves You". 

+++ LEIA MAIS: Qual é o álbum dos Beatles com mais músicas de George Harrison?

"Não tenho dúvidas de que a emoção daquela tarde ajudou a despertar um novo nível de energia no grupo", escreveu Emerick.

"Houve um nível de intensidade no desempenho que eu não tinha ouvido antes ... e, francamente, raramente ouvi desde então". 

"Eu ainda julgo que o single seja uma das gravações mais excitantes da carreira inteira dos Beatles."

Naturalmente, "She Loves You" chegou ao primeiro lugar no Reino Unido após seu lançamento em agosto de 1963.

+++ De Djonga a Metallica: Scalene escolhe os melhores de todos os tempos