Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Beatles no cinema sem os Beatles? Cinco filmes que levam o nome de músicas da banda [LISTA]

De 'Sgt. Pepper's' a 'Yesterday', veja uma lista com filmes inspirados em músicas lançadas por John, Paul, Ringo e George

Julia Harumi Morita Publicado em 25/08/2019, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Two of Us, Across the Universe e Yesterday. (Foto: Reprodução)
Two of Us, Across the Universe e Yesterday. (Foto: Reprodução)

Desde que a beatlemania dominou o mundo nos anos 1960, o quarteto britânico formado por George Harrison, John Lennon, Paul McCartney e Ringo Starr se tornou uma referência para os mais diversos artistas da cultura pop.

Estamos em 2019, e para onde olharmos veremos os Beatles em cinebiografias, documentários, livros, séries, videogames, quebra-cabeças, camisetas, canecas e até mesmo em roupinhas de bebês que ainda não fazem a menor ideia de quem seja a banda.

Além da vida pessoal e da carreira dos artistas, algumas canções do quarteto ganharam seu universo próprio por meio de filmes com narrativas construídas a partir das letras de músicas como "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band" e "Yesterday".

Confira aqui cinco filmes que levam o nome das canções dos Beatles:

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, 1978

O primeiro filme inspirado em uma músicas dos Beatles foi, na verdade, um desastre. Dirigido por Michael Schultz, Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band, é uma comédia inspirada em uma pequena produção da Broadway de 1974. O filme conta a história de um quarteto com instrumentos mágicos responsável por manter o equilíbrio de Heartland e impedir a Segunda Guerra Mundial com sua música.

O enredo se desenvolve a partir da morte do líder da banda e a tentativa de roubo dos instrumentos. Apesar do filme ser estrelado por Peter Frampton e Bee Gees ter apenas 12% de aprovação no Rotten Tomatoes, ele conta com a participação de muitos ícones da cultura pop dos anos 1970, incluindo o Aerosmith e o Alice Cooper, que performam versões inéditas de músicas dos Beatles.


I Wanna Hold Your Hand, 1978

I Wanna Hold Your Hand ou a Febre de Juventude, como é chamado em português, é o típico filme adolescente sobre um grupo de fãs que faz de tudo para conhecer os artistas que idolatram.

O longa-metragem de 1978 estreou Robert Zemeckis no cinema e teve como protagonistas as atrizes Nancy Allen e Theresa Saldana. O filme retrata o auge da beatlemania, como quando os Beatles se apresentaram no programa norte-americano The Ed Sullivan Show pela primeira vez.


Two of Us, 2000

O filme dirigido por Michael Lindsay-Hogg, parte de uma história real envolvendo John Lennon e Paul McCartney. Em 1976, época em que os Beatles já estavam separados, os dois músicos estavam juntos assistindo ao programa Saturday Night Live quando o apresentador Lorne Michaels ofereceu 3 mil dólares para a banda ir até seu programa e cantar três músicas.

A reunião do quarteto não aconteceu, mas Lennon e McCartney cogitaram de ir até o estúdio, que por acaso estava apenas algumas quadras de onde estavam. A partir dessa coincidência, Lindsay-Hogg imagina detalhadamente como foi esse específico dia na vida dos dois Beatles e os diálogos que ocorreram entre os dois amigos sobre uma possível reunião da banda.


Across the Universe, 2007

Indicado ao Oscar por melhor figurino e ao Globo de Ouro como melhor filme, Across the Universe é um musical no qual os hits dos Beatles guiam o drama romântico. A obra retrata os principais acontecimentos culturais, políticos e sociais da década de 1960, como a Guerra do Vietnã e a contracultura hippie, por meio de cenas que misturam a realidade com os devaneios dos personagens.

O elenco, estrelado por Evan Rachel Wood e Jim Sturgess, performa mais de 30 músicas da banda britânica com arranjos inéditos. O filme de Julie Taymor ainda conta com a participação dos cantores Bono e Joe Cocker e da atriz Salma Hayek.


Yesterday, 2019

Com estreia marcada para o dia 29 de agosto, no Brasil, Yesterday é o filme mais recente a dedicar uma narrativa aos Beatles. Em um mundo paralelo, o quarteto nunca existiu e somente uma pessoa conhece suas canções. A amnésia coletiva cria a oportunidade perfeita para Jack Malik, um músico mal-sucedido, construir sua carreira de sucesso.

Com Ed Sheeran, James Corden, Himesh Patel, Kate McKinnon, Lily James, Sophia Di Martino no elenco, Yesterday é dirigido por Danny Boyle.

+++ De Djonga a Metallica: Scalene escolhe os melhores de todos os tempos