Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

O melhor do Radiohead ao vivo: 10 momentos incríveis dos shows transmitidos no YouTube para alegrar a segunda-feira

Do Live at the Astoria, de 1994, ao festival Bonaroo, de 2006, a Rolling Stone EUA separou os melhores momentos da banda compartilhados no Youtube

Rolling Stone EUA Publicado em 27/07/2020, às 11h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Radiohead durante show em São Paulo (Foto: Ana Luiza Ponciano)
Radiohead durante show em São Paulo (Foto: Ana Luiza Ponciano)

Em abril, o Radiohead começou a publicar shows arquivados no Youtube semanalmente. O material foi retirado da recém-lançada biblioteca pública. “Nós estaremos lançando um por semana até as restrições resultantes da situação atual sejam atenuadas ou nós ficarmos sem shows”, disse a banda. “Qual será primeiro? Ninguém sabe.”

Para os fãs de Radioheadque não tiveram opção de gostar ou não de “uma noite tranquila”, isso foi uma benção. Eles podem não ter conseguido ver Thom Yorke e Ed O’Brien nas turnês solo de 2020, mas, certamente, podem relembrar como foi quando a banda tocou no festival Bonnaroo, em 2006, ou quão especial foi o segundo lançamento do From the Basement, em 2011.

+++ LEIA MAIS: Qual música do Radiohead é a favorita de Thom Yorke?

No começo deste mês, At Home With Radiohead terminou, mas os shows ainda estão disponíveis  no canal da banda. Angie Martoccio, Simon Vozick-Levison, Andy Greene e Daniel Kreps, da Rolling Stone EUA, separam os melhores momentos dos shows em ordem cronológica. Confira: 

“My Iron Lung” (Live at the Astoria, May 1994)

No London Astoria, o Radiohead fez uma performance surpreendente e apresentou sete músicas que fariam parte do disco The Bends, em 1995. Segundo Greene, a banda nunca mais conseguiu superar a versão de “My Iron Lung” deste show.


“The National Anthem” (Live From a Tent in Dublin, October 2000)

Para Vozick-Levinson, um dos melhores momentos ao vivo do Radiohead aconteceu em Dublin quando o grupo apresenta “The National Anthem” e relembra os espectadores da “mitológico” desvio do grupo do rock.  


“House of Cards” (Live at Bonnaroo, June 2006)

Considerado um dos melhores shows da carreira da banda por Kreps, a apresentação do festival Bonnaroo, em 2006, contou com uma performance agitada de “House of Cards”, do disco In Rainbow, por causa da chuva de palitos neon que foram jogados simultaneamente  para o alto pelos espectadores.


“Bangers + Mash” (In Rainbows: From the Basement, April 2008)

De acordo com Angie, a performance de “Bangers + Mash” é um dos momentos mais preciosos do Radiohead. Foi uma das primeiras apresentações ao vivo da canção, que deixaria o setlist da banda depois da turnês do disco In Rainbows.


“Everything in its Right Place” (Live in Saitama, October 2008)

Após certo estranhamento dos fãs com os caminhos musicais da banda, o Radioheadagitou o público japonês com uma performance de “Everything in its Right Place”, do disco Kid A, segundo Greene.


“How to Disappear Completely” (Live in Buenos Aires, March 2009)

Para Greene, o Radiohead conseguiu construir um momento excepcional com “How to Disappear Completely” em Buenos Aires. A banda dissipou a agitação do público e instaurou o silêncio necessário para fazer a performance da canção “devastadora”.


“Give Up the Ghost” (The King Of Limbs: From the Basement, December 2011)

Nesta apresentação, a banda se permitiu tocar as canções do disco Kings of Limbs com mais liberdade e mostrou novas versões incríveis de “Separator”, “Lotus Flower”, “Feral” e “Give Up the Ghost”, de acordo com Kreps.


“The Daily Mail” (Live from Coachella Valley Music and Arts Festival, April 2012)

Um dos pontos altos da performance do Radioheadno Coachella, em 2012, foi com o single, “The Daily Mail”. Segundo Vozick-Levison, a canção “comprime toda a energia desconexa da era Limbs em uma música”.


“Creep” (Live at Summer Sonic, August 2016)

Após deixar “Creep” fora do setlist da banda por anos, Yorke decidiu apresentar novamente o hit no Summer Sonic, no Japão. “O público, como sempre, perde completamente o controle e canta cada palavra. E, por apenas uma fração de segundo, Yorke parece que está realmente gostando”, descreve Greene.


“Fake Plastic Trees” (Live in São Paulo, April 2018)

Por fim, um dos momentos mais marcantes das performances ao vivo do Radiohead aconteceu no Allianz Parque, em São Paulo. Em 2018, a banda apresentou um setlist repleto de hits e ainda surpreendeu os fãs ao voltar para o palco no final do show para tocar “Fake Plastic Trees”.


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS