Os 4 discos que construíram o heavy metal, segundo site

O gênero nasceu nos anos 1970 com bandas como Black Sabbath e Judas Priest

Redação Publicado em 31/03/2020, às 09h23

None
Ozzy Osbourne (Foto: Amy Harris/AP)

Heavy metal completa 50 anos de existência em 2020. O estilo revolucionário surgiu nos anos 1970, e algumas bandas definiram as bases para a sonoridade conhecida hoje, desde as composições agressivas aos riffs irresistíveis. Com inspiração no terror, influência da música clássica e experimentação destemida, o gênero representado atualmente por Metallica foi consolidado por bandas essenciais.

O site Louder Sound fez uma seleção de álbuns responsáveis pela construção do gênero, de Black Sabbath a Judas Priest.

+++ LEIA MAIS: 9 discos para entender o metal que completam 50 anos em 2020: Led Zeppelin, Black Sabbath e mais

4. Judas Priest - Sad Wings Of Destiny (1976)

Judas Priest já existia há seis anos quando lançou Sad Wings of Destiny. O álbum de estreia da banda, Rocka Rolla (1974), não teve impacto e as turnês pela Europa, com mudanças constantes de integrantes, foram de pouco sucesso. Apenas com a entrada permanente do cantor Rob Halford e guitarrista Glenn Tipton, a banda lançou um trabalho mais pesado e iniciou uma nova era, com músicas como “Genocide” e “The Ripper”.


3. Scorpions - Lovedrive (1979)

Scorpions precisavam de um material especial para manter o hype gerado pelo álbum duplo ao vivo Tokyo Tapes (1978) após a saída do guitarrista Uli Jon Roth. O álbum Lovedrive, com “Loving You Sunday Morning” e “Holiday”, se tornou o primeiro da banda alemã com certificação de ouro nos Estados Unidos, e garantiu um mercado essencial para a banda na América do Norte ao entrar no Top 60.

+++ LEIA MAIS: As principais influências de filmes de terror em bandas de heavy metal: De Black Sabbath a Rob Zombie


2. Montrose - Montrose (1973)

Montrose surgiu do nada com músicos pouco conhecidos na formação. Sam Hagar no vocal, guitarrista Ronnie Montrose, baixista Bill Church e baterista Denny Carmassi. Logo no álbum de estreia, a banda entregou um álbum atemporal, com faixas poderosas como “Rock The Nation” e “Bad Motor Scooter”.


1. Black Sabbath - Black Sabbath (1970)

Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Warn criaram o heavy metal como conhecemos no álbum de estreia do Black Sabbath. Se você conhecer uma pessoa que nunca ouviu metal e precisa explicar, apenas mostre a música “Black Sabbath”, pois define o gênero.


+++ TRAVIS SCOTT: O HYPE EM TORNO DELE REALMENTE FAZ SENTIDO?