Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os 5 melhores filmes de caras bombadões dos anos 1980: de Rambo a Comando Para Matar

Filmes de ação com gente fortíssima demais eram tendência na época

Redação Publicado em 03/05/2020, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Matrix (Foto: Reprodução/20th century Fox) e Rambo (Foto: Reprodução/Carolco Pictures)
John Matrix (Foto: Reprodução/20th century Fox) e Rambo (Foto: Reprodução/Carolco Pictures)

Os anos 1980 foram de extrema importância para o cinema, com o lançamento de diversos filmes que entraram para a história e são amados até hoje, grande parte de aventura e comédia, como De Volta Para o Futuro (1985), Curtindo a Vida Adoidado (1986), Os Goonies (1985), O Império Contra-Ataca (1980), entre outros. No entanto, um gênero que ganhou bastante destaque foi o de ação, principalmente os de "brucutus".

O nome "brucutu" veio do quadrinho homônimo de 1930, protagonizado por um homem das cavernas, grosseiro, rude e bruto chamado Alley Oop. Veja a capa abaixo.

+++LEIA MAIS: Pentágono finalmente divulga vídeos secretos de OVNIs captados por Tom DeLonge, ex-Blink 182; assista

Os filmes adotaram o significado do nome e eram protagonizados por homens adultos, civilizados, violentos e cabeças quentes. A trama dessas produções não eram complexas, mas divertiam. Na maioria, era um cara responsável por enfrentar - e matar - vários outros inimigos e, claro, sair vivo e quase sem nenhum arranhão no final. As motivações variavam, iam desde resgate de alguém, vingança a competição de artes marciais.

Atores como Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone foram grandes destaques nos filmes de brucutus. Com nomes como Rambo e Comando Para Matar, veja abaixo os 5 melhores filmes de brucutus dos anos 1980.

+++LEIA MAIS: Finalmente descobrimos quem foi atingido por banco arremessado por Hulk em Vingadores: Ultimato - e fãs ficaram chocados

Comando Para Matar (1985)

Protagonizado por Arnold Schwarzenegger, Comando Para Matar acompanha John Matrix, que busca resgatar a filha dele de um temido líder.

De acordo com a sinopse oficial, o soldado aposentado das Forças Especiais, Matrix, vive isolado com a filha Jenny, mas a privacidade deles é interrompida pelo ex-comandante Franklin Kirby, que o avisa que seus companheiros estão sendo assassinados um por um. Jenny é sequestrada pelo antigo ditador latino-americano Arius, que chantageia John com o rapto. Mas ele o contraria e se prepara para derrubar o líder perigoso e resgatar a filha.


O Grande Dragão Branco (1988)

Um dos poucos filmes de brucutus voltado às artes marciais, O Grande Dragão Branco acompanha o soldado estadunidense Frank Dux (Jean-Claude Van Damme) vai a Hong Kong para ser aceito no Kumite, uma competição de artes marciais altamente secreta e extremamente violenta. Enquanto isso, ele também tem que fugir dos oficiais militares que o consideram um desertor.

+++LEIA MAIS: Astro de The Big Bang Theory ficou irreconhecível para Hollywood, nova série da Netflix: ‘Me senti transformado’


Stallone Cobra (1986)

Esse filme tem uma pegada mais policial, mas continua brucutu. Nele, o tenete Marion "Cobra" Cobretti está no centro de uma série de assassinatos cometidos por uma sociedade secreta chamada Nova Ordem, na qual os assassinos escolhem os membros mais fracos da sociedade para o extermínio. A modelo Ingrid é colocada em custódia por Marion depois dela testemunhar contra o líder do movimento. No entanto, isso não traz paz aos dois que precisam lutar pela sobrevivência. 


Duro de Matar (1988)

Duro de Matar é um dos filmes de brucutu mais diferenciados de Hollywood, porque nele, o policial John McClane (Bruce Willis), por mais que enfrente sozinho um exército, ele apanha, sangra e passa por diversos perrengues.

Na trama do filme, McClane participa de uma confraternização de fim de ano na sede da empresa japonesa em que a esposa trabalha. A festa é interrompida por terroristas. O policial não demora a perceber que não há ninguém para salvar o dia, a não ser ele mesmo.

+++LEIA MAIS: Michael Jackson deu instruções para uso da fortuna em testamento secreto


Rambo: Programado para Matar (1982)

Rambo, talvez, seja a definição de filme de brucutu. Protagonizado por Sylvester Stallone, a trama do longa acompanha um veterano da Guerra do Vietnã que é preso e torturado por policiais. Para escapar e se vingar, ele precisar usar todo o treinamento e agressividade.


+++ RUBEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL