Por que o novo disco da Madonna é tão importante para a história?

Madame X foi lançado no meio de junho e já está no caminho de se tornar um dos mais importantes da carreira da Rainha do Pop

Redação Publicado em 29/06/2019, às 12h06

None
Capa do disco Madame X, da Madonna (Foto:Reprodução)

No dia 14 de junho, Madonna lançou seu décimo quarto disco: Madame X. Com ele, a cantora finalmente chegou mais uma vez ao topo das paradas depois de vários anos sem conquistar o lugar mais alto do pódio.

Apesar de não ser a primeira vez que ela consegue esse feito, existem alguns motivos e fatos interessantes que tornam essa ocasião mais especial que as anteriores.

Veja abaixo porque Madame X está entrando para a história da carreira da Madonna e também da música, de acordo com dados levantados pela Forbes.

9º disco no topo das paradas

Madame X é o nono álbum da Rainha do Pop a atingir o 1º lugar da lista da Billboard dos 200 mais ouvidos (que inclui tanto compras quanto reproduções em streaming). Esse número coloca ela como a 5ª artista que mais que conseguiu isso na carreira, empatada nesse ranking com Eminem, Garth Brooks e os Rolling Stones, todos com nove lideranças em diferentes ocasiões.

Em primeiro lugar dessa lista estão os Beatles, com 19 números 1, e em segundo Jay-Z, com 14. Em terceiro e quarto estão, respectivamente, Barbra Streisand e Bruce Springsteen empatados com 11 e Elvis Presley com 10.


4ª artista solo com mais discos em nº 1

Se pegarmos essa mesma lista mencionada no tópico anterior, e deixarmos apenas artistas solo, ou seja, se excluirmos grupos e bandas, Madonna sobe uma posição, e fica em quarto lugar, com a ausência dos Beatles em 1º.


2ª mulher com mais discos em nº 1

Por ter atingido o topo dos 200 da Billboard, Madame X concretiza também Madonna como a segunda artista mulher que mais conquistou o trono na história. Na frente dela está apenas Barbra Streisand, que teve 11 a chegarem ao topo dessa lista, ao longo de sua carreira de 50 anos.

E a distância não é grande: a Rainha do Pop precisa repetir esse feito apenas mais duas vezes para se igualar, e mais três para conseguir a coroa.


22ª vez no top 10

Abrindo um pouco mais o escopo, podemos enxergar também que, muito além de primeiras posições, Madame X é o 22º álbum da cantora a entrar para o top 10. Essa conquista coloca ela como a 5ª artista que conseguiu chegar mais vezes ao grupo dos mais ouvidos.

Mas ela não se encontra sozinha nessa posição. Madonna divide esse lugar com Bob Dylan, que também entrou 22 vezes nessa seleção.


Entre as mulheres, Madonna também é uma das que mais ficou no top 10

De acordo com a lista exclusiva de artistas mulheres, Madonna também faz parte das mais bem rankeadas no top 10 discos. 

Nessa lista, a cantora aparece, graças ao Madame X, como a 2ª a entrar mais vezes para os 10+. Mas dessa vez, a diferença entre ela e a primeira colocada, que é novamente Barbra Streisand, não se mostra tão fácil de superar.

A cantora e atriz se posiciona no topo com 34 discos que entraram para essa seleção, enquanto a Rainha do Pop vem atrás com 22.

Recentemente, Madonna lançou um clipe explícito e brutal contra armas de fogo, que saiu como acompanhante do single "God Control". Assista aqui.