Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que Freddie Mercury demorou dois anos para revelar que tinha AIDS?

Peter Freestone, assistente do cantor, era um dos poucos que sabia da doença e contou porque o vocalista do Queen demorou tanto para revelar ao mundo

Redação Publicado em 04/11/2019, às 13h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem com Peter Freestone (Foto: CTK via AP Images) e Freddie Mercury (AP Images)
Montagem com Peter Freestone (Foto: CTK via AP Images) e Freddie Mercury (AP Images)

Peter Freestone, o assistente pessoal de Freddie Mercury, contou que o vocalista do Queennão revelou publicamente que tinha AIDS por 2 anos após o diagnóstico para fazer música normalmente. As informações são da entrevista que ele deu ao Express UK.

[Freddie Mercury] achava que estava doente em 1986 e foi confirmado em 1987. Ele não ficou deprimido. Ele não teve medo”, disse Freestone. “Não havia nada que poderia mudar isso. Então ele continuou a fazer música.”

+++LEIA MAIS: Drama na gravação de disco de Freddie Mercury foi o grande erro de Bohemian Rhapsody, diz assistente: ‘Irritante’

As pessoas que conviviam mais com Mercury e sabiam da doença desde o início eram a ex-namorada Mary Austin, o namorado Jim Hutton, o próprio Peter Freestone e outro ex-namorado que vivia com ele, Joe Fanelli.

Nem os integrantes do Queen sabiam. Freddie Mercury revelou o diagnóstico dois anos depois, em maio de 1989, durante um jantar “emotivo” na cidade suíça de Montreux. Roger Taylor disse que não foi uma surpresa muito grande: “Nós sabíamos que ele estava muito doente, foi apenas uma confirmação do que suspeitávamos.”

+++LEIA MAIS: Dois casos de mentira e traição realmente devastaram Freddie Mercury, revela assistente

Freestone recorda que o vocalista do Queen queria ser visto e lembrado pela música dele. Nos meses finais, ele produziu o máximo que a saúde deteriorada permitia nos estúdios de Montreux, antes de retornar a Londres.

Apenas muito perto do fim o artista se sentiu preparado para revelar ao mundo a enfermidade, com um comunicado público em 22 de Novembro de 1991, dois dias antes de morrer. Freestone relembra: “Eu nunca havia visto ele tão relaxado porque o segredo tinha acabado. Ele não tinha mais o que esconder. Estava em paz.”